Notícias e Pesquisas

15 Out 2020

Em Recife, João Campos abre vantagem e assume a liderança na disputa pela prefeitura

De acordo com o segundo levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 13 e 15 de outubro, a pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo, João Campos (PSB) cresce 10 pontos percentuais (p.p.) e assume a liderança da disputa pela Prefeitura de Recife, com 33% das intenções de voto. No estudo anterior o pessebista encontrava-se empatado tecnicamente com Mendonça Filho, do DEM, visto que apareciam com 23% e 19% das menções, respectivamente. Nesta rodada, o democrata é citado por 18% dos eleitores e, considerando a margem de erro da pesquisa atual que é de 3 (p.p.), ocupa a segunda posição junto com Marilia Arraes (PT) que permanece com 14% das respostas e Delegada Patricia (PODE), que varia de 11%, para 13%. Em outro patamar, Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) seguem sendo citados por 1% do eleitorado, enquanto Carlos (PSL) atinge agora 1% das menções (tinha 0% no levantamento anterior). Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) novamente são mencionados, mas não atingem 1%, Victor Assis (PCO) não foi citado neste levantamento. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%, ao passo que 3% não sabem ou preferem não responder (eram 22% e 7%, respectivamente na pesquisa anterior). Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

Se considerarmos que a intenção de voto em João Campos é menor que a soma das menções aos demais candidatos, caso a eleições fosse hoje, ela seria definida no segundo turno.

- As intenções de voto em João Campos seguem mais acentuadas entre eleitores de 16 a 24 anos e entre os que avaliam positivamente a gestão de Geraldo Júlio, visto que atinge 43% e 47% das menções, respectivamente. Nestes estratos, na rodada anterior, era mencionado por 29% e 39%, também respectivamente. Além disso, o pessebista cresce 16 p.p tanto entre eleitores evangélicos, quanto aqueles que avaliam como regular a administração do atual prefeito, sendo citado hoje por 35% dos entrevistados, em cada um dos segmentos.

- Mendonça Filho, por sua vez, tem menções mais expressivas entre eleitores com 55 anos ou mais e aqueles cuja renda familiar é de mais de 5 salários mínimos, já que obtém 27% e 26%, respectivamente nestes segmentos. Na comparação com a pesquisa anterior, o democrata apresenta queda entre os mais jovens (de 19% para 10%) e entre os que avaliam de forma regular a gestão atual (de 23% para 15%).

- A petista Marilia Arraes é mais forte entre os eleitores mais instruídos (22%).

- Já Delegada Patrícia se destaca entre aqueles com renda familiar superior a 5 salários mínimos (21%), segmento em que cresce 10 p.p. entre os dois levantamentos.

- As menções aos demais candidatos se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados.


Abordagem: pesquisa presencial. A equipe de entrevistadores utiliza os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas


Os resultados completos desta pesquisa estarão disponíveis após a autorização do contratante.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto em Recife

Margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por Editora Jornal do Commercio Ltda. e Globo Comunicação e Participações S/A.

Período

13/10/2020 a 15/10/2020

Local

Brasil - Recife - PE

Amostra

foram entrevistados 1.001 votantes.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE 08776/2020.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa