Notícias e Pesquisas

14 Set 2016

Rui Palmeira abre vantagem numérica em relação a Cícero Almeida, mas candidatos permanecem tecnicamente empatados

Em nova rodada de pesquisa realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a TV Gazeta de Alagoas, para aferir as intenções de voto em Maceió, o peessedebista Rui Palmeira varia de 31% para 35% e Cícero Almeida (PMDB) oscila negativamente de 31% para 28% das menções. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais, embora o candidato do PSDB apareça numericamente à frente, está tecnicamente empatado com o peemedebista. O candidato JHC (PSB) cresce 7 pontos percentuais (p.p.) e tem hoje 18%. Paulão (PT) apresenta 2% das intenções de voto (eram 3%), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memoria (PTC) seguem com 1% e Fernando do Village, do PMN, não alcança 1% das citações (tinha 1% na pesquisa anterior). Eleitores que declaram votar em branco ou nulo caem de 16% para 10% e os indecisos seguem totalizando 5%.

Se as eleições fossem hoje, a disputa pela prefeitura de Maceió iria para segundo turno.

Destaques por segmentos
- Rui Palmeira tem expressivo percentual de menções no grupo de eleitores com idades entre 35 e 44 anos. Em comparação à rodada anterior, apresenta crescimento de suas intenções de voto entre os que têm 55 anos e mais, entre os menos escolarizados, no grupo de entrevistados com Ensino Médio e entre aqueles com maior renda familiar mensal.

Cícero Almeida é mais citado pelos que têm de 45 a 54 anos e, em relação à pesquisa passada, cresce entre os respondentes com escolaridade até 4ª série.

JHC obtém maior proporção de votos entre os eleitores mais jovens e entre os de maior escolaridade. Comparativamente à pesquisa anterior, JHC apresenta melhora de suas intenções de voto nas faixas de idade até 44 anos e em todas as faixas de renda.

Os demais candidatos não apresentam mudanças significativas nos segmentos analisados entre as duas rodadas de pesquisa feitas em Maceió.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Maceió (JOB Nº 0570-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TV GAZETA DE ALAGOAS LTDA.

Período

10/09/2016 a 13/09/2016

Local

Brasil - Maceió - AL

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL-07132/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa