Notícias e Pesquisas

22 Set 2020

Próximo ao prazo final de oficialização das candidaturas, Eduardo Braide lidera com folga a disputa pela Prefeitura de São Luís

Entre os dias 12 e 14 de setembro, o IBOPE Inteligência, a pedido da TV Mirante, realizou pesquisa sobre as próximas eleições no município de São Luís - MA. Neste momento, em que o prazo para registro das candidaturas ainda não foi encerrado, o cenário testado considera possíveis nomes para a disputa.

Eduardo Braide (Podemos) aparece isolado na liderança com 43% das intenções de voto. Em outro patamar, estão Duarte Júnior (Republicanos) com 14% das menções e Neto Evangelista (DEM) com 10% das intenções de voto. Bira do Pindaré (PSB) é citado por 5% do eleitorado de São Luís e Adriano Sarney (PV) por 4%. Jeisael Marx (REDE), Carlos Madeira (Solidariedade) e Rubens Júnior (PCdoB) recebem, cada um, 2% das menções, enquanto Franklin Douglas (PSOL) e Dr Yglesio (PROS) têm 1% das intenções de voto, cada. Hertz Dias (PSTU) foi citado, mas não atinge 1% das intenções de voto. Neste momento, os que declaram voto em branco ou nulo somam 8%, percentual idêntico ao dos que se declaram indecisos.

Destaques por segmentos

  • O maior percentual de menções a Braide é observado entre os eleitores com renda familiar de mais de 1 até 2 salários mínimos e entre aqueles com 16 a 24 anos (51% e 49% respectivamente); já sua menor proporção de intenções de voto é registrada entre os eleitores de 45 a 54 anos (34%).
  • Duarte Júnior é mais citado entre os eleitores com renda familiar acima de 2 salários mínimos (20%).
  • Bira do Pindaré registra seu maior percentual de intenções de voto entre os eleitores de 45 a 54 anos, com 11% das respostas.
  • Os demais candidatos não apresentam destaques.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados são questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação do nome dos possíveis candidatos, 45% dos eleitores de São Luís não sabem ou preferem não indicar um nome de preferência e 8% afirmam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Eduardo Braide é citado espontaneamente por 21% dos respondentes, enquanto Duarte Júnior e Neto Evangelista são lembrados por 8% e 5% respectivamente. Outros possíveis candidatos são mencionados por até 3% dos entrevistados.

Segundo turno

Eduardo Braide aparece com larga vantagem nas simulações de segundo turno testadas na pesquisa.

Rejeição

Um terço dos entrevistados (33%) não votaria de jeito nenhum em Adriano Sarney. Mencionam não votar em Bira do Pindaré, 23% dos eleitores e 19% não votariam em Carlos Madeira. O percentual de rejeição de Jeisael Marx, Franklin Douglas e de Neto Evangelista é de 14% cada; enquanto 13% do eleitorado não votaria em Hertz Dias, Duarte Júnior e em Rubens Júnior. Um em cada dez rejeitam Dr Yglesio e Eduardo Braide (12% e 10% respectivamente). Eleitores que declaram, de maneira espontânea, que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados são 2% e os que preferem não opinar somam 13%. Nesta pergunta, os entrevistados podiam citar mais de um nome.

Expectativa de vitória

Questionados sobre quem será o próximo prefeito de São Luís, independentemente da intenção de voto, mais da metade dos eleitores (52%) cita Eduardo Braide. São 12% aqueles que citam Duarte Júnior e 8% acreditam que Neto Evangelista será o próximo prefeito. Outros nomes recebem até 3% das menções e 19% não sabem responder.

Expectativa para o próximo prefeito

O IBOPE Inteligência questionou qual é expectativa dos eleitores em relação ao próximo prefeito do município de São Luís. Aproximadamente dois em cada cinco eleitores (39%) gostariam que fosse eleito alguém que não seja do grupo do atual prefeito. Por outro lado, 26% esperam alguém que seja do grupo do atual prefeito, enquanto 22% anseiam por algum candidato de fora da política. Os que não sabem ou não opinam somam 13%.

Continuidade ou mudança

Pensando na forma de administrar, mais da metade (55%) deseja mudança: 30% gostariam que o próximo prefeito mudasse totalmente a administração do município e 25% que se mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa. Esperam que o próximo prefeito de São Luís dê total continuidade à administração atual, 24% dos entrevistados e 18% preferem que sejam feitas poucas mudanças e seja dada continuidade para muita coisa. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar totalizam 2%.

Outras informações da pesquisa

Avaliação da administração municipal

A administração do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior é avaliada como positiva (ótima ou boa) por 42% dos respondentes, enquanto 40% dos eleitores a avaliam de forma regular e 17% como ruim ou péssima. Somam 1% os que não sabem ou preferem não opinar. A pesquisa traz ainda que mais da metade dos entrevistados (57%) aprova a forma como o atual prefeito vem administrando a cidade, ao passo que 36% desaprovam. Já 7% preferem não opinar.

O IBOPE inteligência também perguntou sobre as principais áreas em que a população da cidade de São Luís vem enfrentando maiores problemas. A área da Saúde é citada pela maioria dos eleitores (68%). Na sequência, aparecem as áreas da Educação, com 47% das respostas, e da Geração de Empregos, com 29%. Estes percentuais correspondem ao total de três áreas que cada entrevistado poderia citar.

Avaliação da administração estadual

Para 46% dos eleitores da capital maranhense, a administração do Governador Flávio Dino (PCdoB) está sendo ótima ou boa, para 36% ela está sendo regular e para 16% ruim ou péssima. Somam 1% os que não sabem ou não opinam.

Avaliação da administração federal

A administração do Presidente Jair Bolsonaro na cidade de São Luís é avaliada negativamente (ruim ou péssimo) por 44% dos eleitores, enquanto 29% avaliam de forma regular e 26% como ótima ou boa. Os que não sabem ou não opinam representam 1% da amostra.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ADMINISTRATIVOS EM SÃO LUÍS

Margem de erro

A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

TELEVISÃO MIRANTE LTDA

Período

12/09/2020 a 14/09/2020

Local

Brasil

Amostra

Foram entrevistados 602 votantes.

Registro TRE/TSE

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do estado do Maranhão sob o protocolo Nº MA-01425/2020

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ADMINISTRATIVOS EM SÃO LUÍS
Pesquisa completa