Notícias e Pesquisas

21 Ago 2020

Neste momento, a disputa pela Prefeitura de Aracati tem Bismark Maia na liderança com ampla vantagem

Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE)

Entre os dias 15 e 18 de agosto, o IBOPE Inteligência realizou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Aracati - CE. Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, o cenário testado considera possíveis nomes para a disputa.

O atual Prefeito Bismarck Maia (PTB) aparece isolado na liderança com 70% das intenções de voto, em outro patamar estão Caetano Neto (PSB) com 13%, Evaldo Silva (PSL) com 5% e Antônio Quirino (PSD) com 1% das menções. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7%, enquanto 4% não sabem ou preferem não responder.

Pergunta: Se a eleição para Prefeito de Aracati fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados são questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação do nome dos possíveis candidatos, o Prefeito Bismarck Maia é lembrado por 55% dos eleitores de Aracati. Os demais candidatos aparecem no máximo com 1% das menções, cada. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar somam 32% e os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 10% dos entrevistados.

Simulações de embate direto

Nesta pergunta, o IBOPE Inteligência questionou aos eleitores em quem eles votariam se tivessem que escolher entre dois candidatos. Bismarck Maia novamente aparece com ampla vantagem em relação aos concorrentes com os quais foi testado. Na ausência do atual prefeito, Caetano Neto tem a preferência dos eleitores, enquanto Evaldo Silva é mencionado por 44% dos eleitores quando seu nome é confrontado com Antônio Quirino.

Outras informações da pesquisa

Rejeição (candidatos no(s) qual(is) não votaria de jeito nenhum)

O atual prefeito apresenta o menor índice de rejeição, enquanto Antônio Quirino o maior, com mais da metade dos eleitores declarando que não votaria nele de jeito nenhum.

Expectativa de vitória

O IBOPE Inteligência questionou aos eleitores quem eles acreditam que vencerá a eleição deste ano em Aracati. Aproximadamente oito em cada dez eleitores (82%) acreditam que o atual prefeito Bismarck Maia será reeleito. O pré-candidato Caetano Neto obtém 7% das citações, enquanto Antônio Quirino e Evaldo Silva são mencionados por 2% dos entrevistados, cada. Os que não sabem ou não opinam somam 7%.

Avaliação da administração municipal

A administração do Prefeito Bismarck Maia é bem avaliada (ótima ou boa) por 73% dos entrevistados, enquanto 20% a avaliam de forma regular e 5% a consideram ruim ou péssima. São 2% os que não sabem ou preferem não opinar. Aqueles que aprovam sua maneira de administrar a cidade somam 81 % e 16% a desaprovam. Os que preferem não opinar totalizam 3%.

O IBOPE inteligência também perguntou sobre as principais áreas em que a população da cidade de Aracati vem enfrentando os maiores problemas. A área da Saúde é citada por 67% dos eleitores. Em segundo lugar aparece a Geração de Empregos com 51% das citações e a Educação é apontada por 28% dos entrevistados. Estes percentuais correspondem às menções das três áreas que os entrevistados poderiam citar.

Avaliação da administração estadual

Para 71% dos eleitores de Aracati, a avaliação da administração do Governador Camilo Santana (PSB) é ótima ou boa, enquanto 19% dos entrevistados a avaliam como regular e 5% como ruim ou péssima. São 6% os que não opinam.

Aqueles que aprovam a forma como o Governador vem administrando o estado do Ceará somam 82% e 12% a desaprovam. Os que preferem não opinar totalizam 6%.

Avaliação da administração federal

A gestão do Presidente Jair Bolsonaro à frente do Governo Federal é avaliada negativamente (ruim ou péssima) por 37% dos eleitores de Aracati, enquanto 31% avaliam de forma positiva (ótima ou boa) e 30% como regular. Os que não sabem ou não opinam representam 2% da amostra.

Aqueles que desaprovam maneira como o Presidente vem administrando o país somam 52 % e 43% a aprovam. Os que preferem não opinar totalizam 5%.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral Aracati (CE)

Margem de erro

A margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Eleições

Opinião pública

Contratante

FUNDACAO VALE DO JAGUARIBE

Período

15/08/2020 a 18/08/2020

Local

Brasil

Amostra

Foram entrevistados 301 votantes.

Registro TRE/TSE

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do estado do Ceará sob o protocolo Nº CE-04835/2020

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa