Notícias e Pesquisas

28 Set 2016

Jeová Andrade mantém liderança isolada na disputa pela prefeitura de Canaã dos Carajás e deve ser reeleito no domingo

Entre os dias 23 e 26 de setembro, o IBOPE Inteligência realizou a pedido do Jornal O Regional, nova pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de Canaã dos Carajás. O atual prefeito e candidato à reeleição Jeová Andrade (PMDB) permanece isolado na liderança com 66% das intenções de voto (eram 68% na pesquisa anterior). Jean Carlos (PDT) passa de 17% para 23% das menções e Dra. Marilda (PPS) aparece com 7% (eram 8% anteriormente). Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto somam 2% (eram 3%) e os indecisos passam de 4% para 2%.

Considerando que Jeová Andrade tem 66% das intenções de voto contra 30% de seus adversários, o peemedebista seria reeleito se as eleições fossem hoje.

Destaques por segmentos
As intenções de voto em Jeová Andrade crescem 9 p.p. entre os eleitores mais velhos (45 anos ou mais) e 15 p.p. entre aqueles com menor grau de escolaridade (até a 4ª série do fundamental).  Em contrapartida, apresenta uma queda de 14 p.p. entre os que têm renda acima de 2 salários mínimos.

- Jean Carlos mantém maior intenção de voto entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos), segmento em que cresce 6 p.p. em comparação com a pesquisa anterior. Além disso, apresenta nesta pesquisa crescimento de 10 p.p. entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos.  

- A candidata Dra. Marilda apresenta intenções de voto distribuídas homogeneamente entre os segmentos analisados e não há diferenças significativas entre as duas pesquisas.

Intenção de voto espontânea 
Nesta pergunta, em que não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos à prefeitura, Jeová Andrade oscila positivamente 3 p.p. em relação à pesquisa anterior, sendo lembrado por 67% dos entrevistados. As menções a Jean Carlos representam 18% (eram 11%), enquanto Dra. Marilda é citada por 4% (eram 5%). Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto permanecem sendo 4%, enquanto os indecisos têm retração de 9 p.p., totalizando 7% agora.

Expectativa de vitória
Quase sete em cada dez eleitores (67%) acreditam na vitória de Jeová Andrade (eram 73% na pesquisa anterior).  Aqueles que não sabem ou não opinam a respeito totalizam 7% (11% anteriormente). Nesta pergunta, o entrevistado é questionado sobre quem será eleito(a) prefeito(a) em outubro, independentemente da intenção de voto.

Rejeição
A candidata Dra. Marilda é a mais mencionada pelos entrevistados como aquela em que não votariam de jeito nenhum (46% contra 40% da rodada passada); Jean Carlos é citado hoje por 35% (tinha 47% das citações na pesquisa anterior), enquanto Jeová Andrade é apontado por 20% dos respondentes (eram 17%). Nesta pergunta, os entrevistados poderiam citar mais de um nome entre os candidatos ao cargo.

Avaliação da administração municipal
A administração do prefeito Jeová Andrade permanece estável em relação à pesquisa anterior, em que foi avaliada como ótima/ boa por 66% dos eleitores contra 67% hoje; 26% a consideram regular (eram 29%) e os que a avaliam como ruim/ péssima passam de 4% para 8%.

A forma como o prefeito Jeová Andrade vem administrando o município é aprovada por 79% dos entrevistados (84% anteriormente) e desaprovada por 19% (contra 10% da medição anterior). Aqueles que não sabem ou preferem não responder a pergunta totalizam 3% (eram 6%).

Áreas problemáticas em Canaã dos Carajás
As áreas da Saúde e da Segurança Pública são consideradas como aquelas em que a cidade vem enfrentando os maiores problemas, sendo mencionadas por 42% dos eleitores cada. Em seguida aparecem Geração de Empregos com 39% e a Educação com 30%. É importante lembrar que nesta pergunta o entrevistado pode mencionar até três áreas diferentes.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Canaã dos Carajás (JOB Nº 1447 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por L&N Serviços de Impressão Ltda – ME/ O REGIONAL.

Período

23/09/2016 a 26/09/2016

Local

Brasil - Canaã dos Carajás - PA

Amostra

foram entrevistados 301 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo Nº PA-03713/ 2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa