Notícias e Pesquisas

23 Out 2018

Disputa pelo governo do Distrito Federal permanece estável, com Ibaneis isolado na liderança

Governador

Senador

Presidente

Nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no segundo turno da eleição para Governador do Distrito Federal, mostra cenário estável. O emedebista Ibaneis permanece na liderança com os mesmos 75% dos votos válidos observados na última pesquisa, enquanto o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) mantém-se com 25%. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. O levantamento foi realizado a pedido da Rede Globo entre os dias 20 e 22 de outubro.

Quando considerados os votos totais, as menções aos candidatos oscilam dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais. Ibaneis aparece com 66%, Rodrigo Rollemberg com 22% (tinham 68% e 23%, respectivamente, em 17 de outubro), enquanto 9% têm intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 6%) e os indecisos permanecem somando 3%. 

Destaques por segmentos - Votos Totais 
- As intenções de voto em Ibaneis continuam sendo mais expressivas entre os eleitores com até a 4ª série (77%), entre os que têm de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental (75%) e entre aqueles que possuem o Ensino Médio (71%) – no estudo anterior os percentuais eram de 73%, 74% e 73%, respectivamente nestes segmentos. O emedebista conquista 75% das respostas entre eleitores evangélicos (tinha 72%), obtém 72% entre os que têm renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (S.M) (tinha 80% anteriormente) e mantém-se com 71% entre aqueles cuja renda é de mais de 1 a 2 S.M. Em contrapartida, as menções ao candidato recuam 6 pontos percentuais entre eleitores de 16 a 24 anos, indo de 71% para 65% agora e entre os que têm de 35 a 44 anos, variando de 70% para 64%.

- Já o atual governador permanece sendo mais citado por eleitores mais instruídos e pelos mais ricos, estratos em que obtém 31% das menções (tinha 28% e 30%, respectivamente na pesquisa anterior). Além disso, continua mais forte entre aqueles que têm outra religião, que não a católica ou a evangélica, conquistando 36% das intenções de voto neste segmento (tinha 37%).

Presidente
No Distrito Federal as menções aos candidatos à Presidência da República oscilam, de forma que Jair Bolsonaro (PSL) é citado por 62% dos eleitores, enquanto Fernando Haddad (PT) por 26%. Eleitores que pretendem votar em branco ou anular seu voto somam 9% e os indecisos totalizam 3% (na pesquisa anterior eram, respectivamente, 63%, 27%, 8% e 3%).

AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto no Distrito Federal

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A.

Período

20/10/2018 a 22/10/2018

Local

Brasil - DF

Amostra

foram entrevistados 1.204 votantes.O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal sob o protocolo Nº DF-03727/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00628/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa