Notícias e Pesquisas

23 Out 2020

Disputa pela Prefeitura de Maceió continua acirrada

Entre os dias 21 e 22 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou a segunda pesquisa de intenção de voto para TV Gazeta de Alagoas. A disputa permanece acirrada entre o ex-procurador-geral de justiça Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e o deputado federal JHC (PSB) que agora aparecem numericamente empatados com 24% das intenções de voto, cada um. Os dois candidatos oscilam negativamente nesta rodada, 2 e 1 pontos percentuais (p.p), respectivamente. O candidato Davi Davino Filho (PP), que tinha 5% na pesquisa anterior, cresce 10 p.p e obtém agora 15%. Cícero Almeida (DC) varia negativamente 4 p.p apresentando neste estudo 6% das menções. Os demais candidatos são citados por 3% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 10% e os que não sabem ou optam por não responder somam 11%, representavam 14% e 8% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.

- Alfredo Gaspar de Mendonça tem menções mais expressivas entre eleitores que avaliam positivamente a gestão de Rui Palmeira (32%).

- JHC se destaca entre aqueles que possuem renda de mais de 1 a 2 salários mínimos (34% contra 26% na pesquisa anterior). Aparece mais forte entre os evangélicos (31%) do que entre os católicos (21%) e os de outras religiões (23%). Entre os que têm idade de 45 a 54 anos cai de 32% para 20%.

- Em relação ao levantamento anterior, diminuem as intenções de voto do ex-prefeito Cícero Almeida entre as mulheres (tinha 14% e agora 5%) e o mesmo ocorre entre os eleitores na faixa etária de 55 anos ou mais (eram 16% e agora 4%). Além disso, as menções regridem entre aqueles que concluíram o ensino Fundamental (tinha 16% e agora possui 6% das menções), mesmo movimento observado entre os que têm renda de até 1 salário mínimo (vai de 16% para 6%). Entre os evangélicos as menções caem de 13% para 3% nesta rodada.

- Davi Davino Filho cresce em vários segmentos: entre homens tinha 4% e agora tem 13% e entre as mulheres tinha 7% e avança para 18% das intenções de voto. Considerando a idade, o candidato vai de 5% para 20% entre aqueles que têm de 35 a 44 anos, de 6% para 17% entre os de 45 a 54 anos e sobe de 2% para 17% entre os que têm 55 anos e mais. Entre aqueles que possuem o ensino Fundamental tinha 6% e agora tem 23% e entre os mais escolarizados cresce de 2% para 11%.

- As intenções de voto dos demais candidatos se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados.

A pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica e os resultados devem ser interpretados com alguma cautela, uma vez que uma pequena parcela do eleitorado não está acessível por telefone. Segundo a PNADC 2018, apenas 4% dos domicílios de Maceió não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possui telefone celular. As pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, incluindo tanto o controle de variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), como a dispersão geográfica no município. Seguindo as boas práticas de divulgação de pesquisa e para dar transparência ao processo, cabe-nos informar a ressalva técnica. 

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto em Maceió

Margem de erro

4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TV GAZETA DE ALAGOAS LTDA.

Período

21/10/2020 a 22/10/2020

Local

Brasil - Maceió - AL

Amostra

foram entrevistados 504 votantes.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL 0075/2020.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa