Notícias e Pesquisas

16 Out 2020

Disputa pela Prefeitura de Campo Grande tem Marquinhos Trad isolado na liderança

Entre os dias 14 e 16 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou a primeira pesquisa de intenção de voto no município de Campo Grande-MS para TV MORENA. O atual prefeito Marquinhos Trad (PSD) aparece isolado na liderança com 41% das intenções de voto. Em outro patamar, estão Promotor Harfouche (Avante) que obtém 11% das menções, Pedro Kemp (PT) que aparece com 6% e Delegada Sidnéia Tobias (PODE) com 4%. Dagoberto (PDT) e Vinícius Siqueira (PSL) aparecem com 3%, cada. Esacheu Nascimento (PP), João Henrique (PL) e Marcelo Bluma (PV) são mencionados por 2% dos eleitores cada um, enquanto Marcio Fernandes (MDB), Trutis (PSL) e Marcelo Miglioli têm 1%, cada. Os demais candidatos foram citados, mas não atingem 1% das menções. São 13% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 9% não sabem ou preferem não responder. Em função da determinação da legislação eleitoral, que define que todos os candidatos registrados no Tribunal Eleitoral devem constar em questionários de pesquisas de intenção de voto, o IBOPE esclarece que incluiu os dois candidatos pelo PSL na referida pesquisa, mesmo tendo ciência que apenas um permanecerá na disputa eleitoral, uma vez que essas candidaturas estão registradas e em julgamento pelo órgão competente.

- O prefeito Marquinhos Trad apresenta intenções de voto mais acentuadas entre os eleitores que avaliam bem a sua administração (66%), entre os evangélicos (47%), entre os que têm 55 anos ou mais (49%) e entre aqueles que possuem somente o ensino fundamental (51%).

- As intenções de voto dos demais candidatos se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados.

NOTA: Esta pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica. Considerando que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone, a pesquisa não representa o eleitorado como um todo. Além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais. Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia.

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto em Campo Grande

Margem de erro

4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISAO PONTA PORA LTDA / TV MORENA

Período

14/10/2020 a 16/10/2020

Local

Brasil - Campo Grande - MS

Amostra

foram entrevistados 602 votantes.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul sob o protocolo Nº MS 01902/2020.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa