Notícias e Pesquisas

14 Set 2016

Diminui a diferença entre Edivaldo Holanda Júnior e Wellington do Curso e ambos aparecem tecnicamente empatados na liderança pela prefeitura de São Luís

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência para a prefeitura de São Luís, a segunda desde o início da campanha eleitoral, indica empate técnico na liderança, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Edivaldo Holanda Júnior, do PDT, estava com 29% e agora está com 37% das menções, enquanto Wellington do Curso (PP), vai de 20% para 31%. Em um segundo patamar está Eliziane Gama (PPS), com 10% (antes eram 16%), seguida por Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB), com 3% cada (ambos estavam com 5% na primeira rodada); Rose Sales (PMB) está com 2% (tinha 5%), enquanto que Claudia Durans (PSTU), Zeluis Lago (PPL) e Valdeny Barros (PSOL) aparecem com 1% cada (antes tinham, respectivamente, 2%, 1% e menos de 1%). As intenções de voto em branco ou nulo são 8% (eram 12%) e os que não sabem e não responderam totalizam 3% (eram 5%). 

Destaques por segmentos
- As intenções de voto em Edivaldo Holanda Júnior passam a se destacar entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (aumento de 14 pontos percentuais), os com idade a partir de 55 anos (12 p.p. a mais) e os com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (ganho de 16 p.p.);

Wellington do Curso continua sendo mais citado entre os mais jovens, e apresenta aumento de 12 pontos percentuais na faixa etária de 16 a 24 anos, e de 15 p.p. entre os eleitores de 25 a 34 anos.  Também se destaca entre os que têm renda mensal familiar mensal a partir de 5 salários mínimos, com ganho de 18 p.p. Há também um aumento substancial na intenção de voto entre os eleitores com idade entre 45 e 54 anos (18 p.p.), as mulheres (14 p.p.) e os com renda de até 1 salário mínimo, também com aumento de 14 p.p..

As intenções de voto de Eliziane Gama são mais expressivas entre os eleitores de 16 a 24 anos;

Os demais candidatos não apresentam diferenças significativas nas intenções de voto entre os diversos segmentos analisados nas duas rodadas de perguntas realizadas na cidade. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em São Luís (JOB Nº 0578-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO MIRANTE LTDA.

Período

10/09/2016 a 13/09/2016

Local

Brasil - São Luís - MA

Amostra

foram entrevistados 805 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-00239/2016

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa