Notícias e Pesquisas

15 Out 2020

Corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro permanece estável com Eduardo Paes em vantagem na disputa

Na segunda pesquisa IBOPE Inteligência/TV GLOBLO sobre a eleição municipal, realizada entre 13 e 15 de outubro, as intenções de voto dos candidatos permanecem no mesmo patamar. O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) segue à frente na disputa, oscilando positivamente 3 p.p e obtém 30% das menções. O atual prefeito Crivella (Republicanos) se mantém com 12% das citações, seguido pela Delegada Martha Rocha (PDT) com 8% e Benedita da Silva (PT) com 7% das menções, mesmos percentuais da pesquisa anterior. Os demais candidatos apresentam no máximo 3% das citações cada. São 23% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem ou preferem não responder (eram 28% e 7% na pesquisa passada). Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

- As intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas entre os cariocas que avaliam a atual administração municipal como ruim e péssima (37%) e entre os católicos (38%). Em relação a rodada anterior, há um crescimento de 17 p.p. nas intenções de voto entre aqueles com o ensino fundamental (de 17% para 34%), de 13 p.p entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (de 17% para 30%) e de 9 p.p. entre os que têm renda até 1 salário mínimo (20% para 29%).

- O atual prefeito Crivella continua se destacando entre os evangélicos (24%) e entre os eleitores que avaliam bem a sua administração (61%). Crivella apresenta queda de 7 p.p. (20% para 13%) entre os eleitores que possuem o ensino fundamental.


Abordagem: pesquisa presencial. A equipe de entrevistadores utiliza os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto no Rio de Janeiro

Margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A /TV/REDE/CANAIS/G2C+GLOBO SOMLIVRE GLOBO.COM GLOBOPLAY.

Período

13/10/2020 a 15/10/2020

Local

Brasil - Rio de Janeiro - RJ

Amostra

foram entrevistados 1001 votantes.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do RJ sob o protocolo Nº RJ 09221/2020.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa