Notícias e Pesquisas

22 Out 2020

Candidato à reeleição, Edvaldo segue à frente na disputa pela Prefeitura de Aracaju

Na segunda pesquisa IBOPE Inteligência sobre a eleição municipal, realizada entre 20 e 21 de outubro, a pedido da TV Sergipe, as intenções de voto dos candidatos permanecem no mesmo patamar. O atual prefeito Edvaldo (PDT) segue à frente na disputa, com 34% das menções – 2 pontos percentuais (p.p.) a mais do que o aferido na pesquisa realizada há 2 semanas. Em segundo lugar está Delegada Danielle (Cidadania) que tem suas intenções de voto oscilando negativamente - de 21% para 19%. Já em outro patamar, Rodrigo Valadares (PTB) vai de 6% para 10%, Márcio Macedo (PT) passa de 5% para 6% e Georlize (DEM) de 3% para 4%. Os demais candidatos são citados por 2% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa (4 p.p.). Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 15% e os que não sabem ou optam por não responder somam 6%, representavam 18% e os mesmos 6% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior. 

- Em relação à pesquisa anterior, o candidato Edvaldo cresce 13 p.p. entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (vai de 20% para 33%), 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (vai de 30% para 40%) e 9 p.p. entre aqueles com ensino médio (vai de 26 para 35%). Por outro lado, o atual prefeito diminui suas intenções em 10 p.p. entre aqueles de outras religiões que não a católica ou a evangélica, (passando de 34% para 24%) e 9 p.p. no eleitorado de 25 a 34 anos (passando de 35% para 26%). Além disso, o candidato se destaca entre os entrevistados que consideram a sua atual gestão positiva (ótima/boa), estrato onde atinge 65% das intenções de voto.

- Já a Delegada Danielle tem suas intenções de voto mais expressivas entre aqueles que consideram a atual gestão municipal ruim ou péssima e entre os com renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos, alcançando 34% e 27% das citações em cada um destes segmentos. Em comparação à pesquisa realizada no início do mês, a candidata cai 18 p.p. entre os eleitores com renda média familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (passando de 27% a 9%) e 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (passando de 22% para 12%).

- As intenções de voto dos demais candidatos não apresentam variações significativas entre as pesquisas realizadas e os segmentos analisados.  

NOTA: Esta pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica. Considerando que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone, a pesquisa não representa o eleitorado como um todo. Além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais. Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia.

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto em Aracaju

Margem de erro

4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Tema

Administração pública

Eleições

Contratante

pesquisa contratada por RADIO TELEVISAO DE SERGIPE LTDA / TV SERGIPE.

Período

20/10/2020 a 21/10/2020

Local

Brasil - Aracaju - SE

Amostra

foram entrevistados 504 votantes.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo Nº SE-08376/2020

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa