Notícias e Pesquisas

02 Fev 2017

Brasileiro quer mais liberdade para negociar flexibilidade no trabalho

A possibilidade de trabalhar em casa ou em locais alternativos à empresa, conforme a necessidade, é desejo de oito em cada dez brasileiros. De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Flexibilidade no mercado de trabalho, realizada pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma jornada com horários mais maleáveis é vontade de grande maioria de quem está no mercado de trabalho: 73% dos trabalhadores querem ter mais flexibilidade no expediente.

O estudo aponta que o brasileiro gostaria de ter mais espaço para negociar com a empresa opções para sua rotina de trabalho, conforme sua necessidade, mesmo que isso signifique flexibilizar regras trabalhistas. Os números mostram, ainda, que além do home office ou da possibilidade de uma jornada flexível, cresce o interesse do brasileiro por alternativas para o seu dia a dia que permita adequações na rotina de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais em relação à pesquisa de 2015.

Por exemplo, 64% dos entrevistados – ante 58% em 2015 – gostariam de reduzir o intervalo de almoço para, em contrapartida, sair mais cedo do trabalho e, assim, evitar o horário de pico de trânsito. A pesquisa indica também que o trabalhador gostaria de poder dividir os 30 dias anuais de férias em mais de dois períodos e com períodos mais curtos: 60% dos entrevistados se mostram favoráveis à essa possibilidade em relação a 53% da pesquisa anterior.

O percentual de brasileiros que gostariam de possuir flexibilidade de local de trabalho, isso é, poder trabalhar de casa ou de locais alternativos quando necessário, é superior ao percentual daqueles que possuem essa flexibilidade enquanto 81% gostariam de ter flexibilidade de local de trabalho, apenas 65% podem trabalhar em locais alternativos quando necessário.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Brasileiro quer mais liberdade para negociar flexibilidade no trabalho

Margem de erro

2 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA.

Tema

CNI

Opinião pública

Contratante

CNI - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

Período

20/09/2016 a 25/09/2016

Local

Brasil

Amostra

2.002 entrevistas em 143 municípios.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa Completa
Retratos da Sociedade Brasileira – Flexibilidade no mercado de trabalho