Notícias e Pesquisas

17 Jun 2016

Atual prefeito, Jeová Andrade, lidera com folga pesquisa de intenção de voto para prefeito de Canaã dos Carajás

Entre os dias 9 e 12 de junho, o IBOPE Inteligência realizou uma nova pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Canaã dos Carajás (PA). Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, o cenário de intenção de voto testado considera possíveis nomes para a disputa.

O atual prefeito, Jeová Andrade (PMDB), aparece com ampla vantagem sobre os demais candidatos, com 67% das intenções de voto. A pré-candidata Marilda Natal (PPS) é citada por 10% dos entrevistados, seguida de perto por Jean Carlos (PDT), que tem a preferência de 9% dos eleitores. Aqueles que estão indecisos representam 8% da amostra, enquanto os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 6%
 
      
Espontaneamente, quando não são apresentados os discos com os nomes dos pré-candidatos, aproximadamente metade dos entrevistados (46%) declara intenção de voto no atual prefeito. Em outro patamar, Jean Carlos, Marilda Natal e Orlene (PP) são citados por 3%, 2% e 1% dos eleitores, respectivamente. Outros candidatos recebem juntos 1% das menções. Aproximadamente cinco em cada dez respondentes (46%) não sabem ou preferem não opinar sobre a intenção de voto neste momento e 2% declaram intenção em votar branco ou nulo.

Rejeição
O IBOPE Inteligência também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Quatro em cada dez (40%) declaram que não votariam em Jean Carlos de jeito nenhum. Mencionam que não votariam em Marilda Natal, 30% dos entrevistados, enquanto Jeová Andrade é preterido por 11% dos eleitores. Aqueles que declaram que poderiam votar em qualquer um dos pré-candidatos somam 15% e os indecisos, 16%.

Avaliação da administração municipal 
A administração do atual prefeito é avaliada de forma positiva (ótima/boa) por sete em cada dez eleitores (70%). Outros 27% a avaliam de forma regular, enquanto 2% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima e 1% não opinam. Observa-se, ainda, que a gestão de Jeová Andrade é aprovada por 81% dos entrevistados e desaprovada por 9%. Aqueles que não respondem a pergunta representam 10% da amostra. Ainda, sete em cada dez respondentes (72%) confiam no peemedebista, 21% não confiam e 7% preferem não responder.

Os respondentes também foram questionados sobre as três principais áreas em que o município enfrenta mais problemas. As mais citadas são: saúde e segurança pública, com 38% das menções cada, e geração de emprego, com 36%. Destaca-se que, nesta pergunta, o entrevistado poderia mencionar até três áreas.

Avaliação das administrações estadual 
A administração do governador Simão Jatene é avaliada de forma regular por 37% dos eleitores; de forma negativa (ruim/péssima) por 34% e positiva (ótimo/bom) por 18% dos canaãnenses. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar somam 12% das menções.


Registro Eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PA-04540/2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Contexto eleitoral em Canaã dos Carajás

Margem de erro

A margem de erro estimada é de 6 (seis) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Contratante

Pesquisa contratada por L&N Serviços de Impressão LTDA-ME.

Período

09/06/2016 a 12/06/2016

Local

Brasil - Canaã dos Carajás - PA

Amostra

Foram entrevistados 301 votantes. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Download da pesquisa