Notícias e Pesquisas

05 Out 2018

Última pesquisa antes da eleição mostra indefinição sobre quem disputará o segundo turno pelo governo de Santa Catarina. No Senado, pela quantidade de indecisos até o momento, não é possível afirmar quais serão eleitos

Governador

Senador

Presidente

Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos apresentando os votos válidos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Conceito de voto válido: O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.


Senado
Para o cargo de Senador também estamos apresentando os votos válidos, a fim de facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

O cálculo dos votos válidos exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. Além disso, uma vez que nesta eleição existem duas vagas para o Senado, a base de cálculo fica maior do que o total de pessoas entrevistadas, pois cada entrevistado pode escolher dois nomes.

Presidente

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto em Santa Catarina

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por NC COMUNICAÇÕES SA

Período

03/10/2018 a 05/10/2018

Local

Brasil - SC

Amostra

foram entrevistados 1.008 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sob o protocolo Nº SC-01620/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-01457/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa