Notícias e Pesquisas

23 Set 2016

Sebastião Melo cresce 7 pontos e assume a primeira colocação; Três candidatos disputam o segundo lugar

De acordo com a terceira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para Prefeito de Porto Alegre, entre os dias 20 e 22 de setembro, o candidato Sebastião Melo (PMDB) confirma tendência de crescimento, com 7 pontos percentuais (p.p.) a mais do que o levantado anteriormente, e lidera a disputa com 29% das menções. O segundo lugar é disputado por três candidatos: Raul Pont (PT) e Nelson Marchezan Junior (PSDB) têm 17%, cada um (Raul oscila 2 p.p. para baixo e Marchezan mantém o percentual da pesquisa anterior) e, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 p.p., os candidatos estão tecnicamente empatados com Luciana Genro (PSOL), que aparece com 12% (tinha 17% na pesquisa do dia 9 de setembro). Mauricio (PTB) oscila de 4% para 7% das intenções de voto. Nesta rodada, Marcello Chiodo (PV), Julio Flores (PSTU) e Fabio Ostermann (PSL) foram citados por 1% dos eleitores, cada um (tinham 1%, 1% e 2%, respectivamente). João Rodrigues (PMN), que tinha 1% na pesquisa do início do mês, agora não atinge tal percentual. Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para prefeito são 11% (eram 10%), enquanto 4% dos eleitores declaram-se indecisos (eram 6%).

 Neste momento, é possível afirmar que haverá segundo turno, porém é incerto o nome do candidato que enfrentará Sebastião Melo nessa fase da disputa. 

Destaques por segmentos

Em comparação com a segunda rodada, as menções a Sebastião Melo crescem em todos os segmentos analisados, e de forma mais significativa entre os eleitores com mais de 55 anos (12 p.p.), entre os mais escolarizados (14 p.p.) e entre aqueles que possuem renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos (11 p.p.). O candidato apresenta maior percentual de intenções de voto no segmento de eleitores com mais de 55 anos (33%).

Já a intenção de votar em Raul Pont apresenta queda mais expressiva entre eleitores com idade entre 45 a 54 anos (8 p.p.). Assim como na pesquisa anterior, o petista continua sendo mais citado entre os que possuem Ensino Fundamental (22%).

As citações ao peessedebista crescem 5 p.p. entre eleitores de 25 a 34 anos, porém caem 8 p.p. entre os de 45 a 54 anos e 11 p.p. entre aqueles que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos.

As menções à candidata Luciana Genro caem na maioria dos segmentos analisados, com exceção de eleitores na faixa de 45 a 54 anos, onde oscila positivamente dentro da margem de erro da pesquisa. O decréscimo é mais significativo entre os homens (8 p.p.), entre os eleitores com mais de 55 anos (9 p.p.) e entre os mais escolarizados (10 p.p.).

Os demais candidatos não apresentam variações significativas entre as rodadas no município, levando em consideração os segmentos analisados. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Porto Alegre (JOB Nº 16-0554-3 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por RBS Participações S.A & RBS Zero Hora Editora Jornalística S.A

Período

20/09/2016 a 22/09/2016

Local

Brasil - Porto Alegre - RS

Amostra

foram entrevistados 805 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o protocolo Nº RS-05644/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa