Notícias e Pesquisas

22 Ago 2018

Rui Costa inicia a disputa pelo governo da Bahia na liderança com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Jose Ronaldo

No primeiro levantamento feito pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Bahia, o atual governador Rui Costa (PT) aparece à frente com 50% das intenções de voto. Distante 42 pontos percentuais (p.p.) do candidato petista, Jose Ronaldo, do DEM, tem 8% das menções; João Henrique Durval Carneiro (PRTB) alcança 3%; o psolista Marcos Mendes tem 2%; Célia Sacramento (REDE), João Santana, do MDB, e Orlando Andrade (PCO) têm 1%, cada. Baianos que declaram votar em branco ou anular o voto totalizam 22% e aqueles que não sabem ou optam por não responder, 12%.

Destaques por segmentos
Não há destaques por segmentos das intenções de voto no atual governador, Rui Costa.

- As menções a José Ronaldo são mais expressivas entre os que possuem renda familiar mensal acima de 2 salários mínimos e entre aqueles que se autodeclaram brancos (chega a 12% em cada um dos segmentos).

- Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

 

Senado
Aos eleitores também foi perguntado em quais candidatos eles votariam para representar a Bahia no Senado Federal. Jaques Wagner, do PT, tem 34%; Irmão Lázaro (PSC) é mencionado por 23% do eleitorado e o peessedebista Jutahy Magalhaes Junior tem 14%. O candidato Angelo Coronel, do PSD, é citado por 7%; seguido pelo emedebista Jorge Vianna, com 6%; Fabio Nogueira (PSOL) e Marcos Mauricio (DC) têm 5%, cada; Comandante Rangel (PSL) aparece com 4%; Francisco José (REDE) tem 3% e Adroaldo dos Santos (PCO) e Celsinho Cotrim (PRTB) aparecem com 1% das menções do eleitorado, cada um. Os eleitores indecisos são 36%, ao passo que aqueles que têm a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto são 61%, dos quais 26% da primeira vaga e 35% da segunda.

Considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, nesta pergunta a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas entrevistadas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

Neste levantamento, o IBOPE Inteligência testou dois possíveis cenários para a eleição presidencial, sendo o primeiro deles com Lula e o outro com Fernando Haddad como opções de candidatos do PT ao cargo. Para os dois cenários, um disco com o nome dos candidatos foi apresentado aos entrevistados.

Na primeira simulação, o ex-presidente Lula lidera com 55% das intenções de voto; Jair Bolsonaro (PSL) tem 10%; Marina Silva, da REDE, aparece com 5%; o pedetista Ciro Gomes tem 4%; Geraldo Alckmin, do PSDB, aparece com 3%; Alvaro Dias (PODE) e Cabo Daciolo (PATRI) têm 1%, cada um e Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), o emedebista Henrique Meirelles, Vera (PSTU) e João Amoêdo, do NOVO, são citados mas não atingem 1% das intenções de voto. O candidato João Goulart Filho, do PPL, constava no disco, mas não foi citado pelos entrevistados. Brancos e nulos somam 13% e quem não sabe ou não respondeu, 7%.

No cenário em que Fernando Haddad é considerado candidato pelo PT, Marina Silva tem 16% seguida por Jair Bolsonaro, com 13%; Ciro Gomes tem 8%; Geraldo Alckmin alcança 6% das intenções de voto; Fernando Haddad tem 5%; Alvaro Dias e Henrique Meirelles atingem, cada um, 2% das menções. Os candidatos Cabo Daciolo, João Amoêdo, Vera, João Goulart Filho, Eymael e Guilherme Boulos são citados por até 1% dos respondentes, cada. Baianos que declaram votar em branco ou anular o voto nesse cenário são 31% e os que não sabem ou preferem não opinar somam 12%.


Outras informações da pesquisa

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto na Bahia

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO BAHIA S.A.

Período

19/08/2018 a 21/08/2018

Local

Brasil - BA

Amostra

foram entrevistados 1008 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob o protocolo Nº BA-03534/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-09377/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa