Notícias e Pesquisas

21 Ago 2019

Para praticamente nove em cada dez brasileiros a Amazônia é motivo de orgulho nacional

O IBOPE Inteligência realizou entre os dias 14 e 16 de agosto, a pedido do Avaaz.org, uma pesquisa telefônica considerando eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, visando identificar o posicionamento deste público sobre a Amazônia.

Neste contexto, nove em cada dez respondentes concordam que a Amazônia é motivo de orgulho nacional, sendo 68% deles totalmente e 20% parcialmente; enquanto 9% discordam totalmente ou em parte da afirmação e 2% não sabem ou preferem não responder esta pergunta.

Considerando a soma dos que concordam totalmente e em parte com a afirmação apresentada, observa-se que os percentuais crescem conforme a escolaridade (86% entre quem tem Ensino Fundamental, indo até 92% entre quem tem Ensino Superior) e a renda familiar mensal (81% entre quem tem renda familiar até um salário mínimo, chegando a 91% entre os que têm renda acima de cindo salários mínimos). Além disso, a concordância é mais acentuada entre os respondentes quem moram nas regiões Norte/Centro-Oeste (92%).

Brasileiros concordam que a preservação da Amazônia é essencial em diversos aspectos

Aos respondentes foram apresentadas algumas afirmações sobre a relação da Amazônia com o país e com o mundo, para que dissessem se concordam ou discordam (totalmente ou em parte) de cada uma delas.

Quase a totalidade concorda totalmente ou em parte que:

- “Preservar a Amazônia é essencial para a sobrevivência dos animais selvagens” (concordam totalmente são 91%, enquanto 7% concordam em parte)

- “Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil” (são 90% os que concordam totalmente e 7% os que concordam em parte)

Também é bastante expressiva a proporção de entrevistados que concorda totalmente ou em parte que:

- “Preservar a Amazônia é essencial para o orgulho do Brasil” (82% concordam totalmente e 13% concordam em parte)

- “Preservar a Amazônia é essencial para a identidade do Brasil” (aqueles que concordam totalmente são 84%, enquanto 10% concordam em parte)

- “Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente do mundo” (mesmo percentual de concordância da frase anterior)

Por fim, parcela significativa (87%) concorda que “Preservar a Amazônia é essencial para a economia brasileira”, sendo que 67% concordam totalmente e 20% concordam em parte. Neste caso, são 11% os que discordam totalmente ou em parte (maior percentual entre as frases apresentadas). A concordância, total ou parcial, é menor entre respondentes com maior renda familiar mensal (79%).

Nessa pergunta, independentemente da afirmação, o percentual dos que não concordam, nem discordam varia entre 0% e 1% e dos que não sabem ou não respondem chega a até 2%.

O gráfico a seguir apresenta as frases organizadas considerando o percentual de concordância:

Brasileiros consideram o desmatamento ilegal preocupante e concordam que sua prática deve ser fiscalizada e punida.

Um segundo bloco de frases foi apresentado aos respondentes como forma de verificar seu posicionamento em relação a diferentes aspectos relacionados ao desmatamento ilegal na Amazônia.

Assim, no que se questiona a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro e do Governo Federal, quase a totalidade (96%) dos entrevistados concorda totalmente ou em parte que “O presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem aumentar as medidas de fiscalização para impedir o desmatamento ilegal na Amazônia”, sendo que 90% concordam totalmente e 6% em parte, ao passo que 3% discordam da afirmação.

Além disso, 83% concordam totalmente que “O presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem adotar uma política de "tolerância zero" contra o desmatamento ilegal na Amazônia”, enquanto 8% concordam em parte e igual parcela discorda dessa frase.

Nove em cada dez respondentes (93%) concordam totalmente ou me parte que “O desmatamento ilegal na Amazônia é preocupante”, sendo que deste total, 88% concordam totalmente e 5% concordam em parte com a afirmação; somam 6% os que discordam da afirmação.

Ademais, 81% dos brasileiros declaram concordar totalmente que “O Congresso Nacional deveria assumir mais responsabilidade para que o Brasil atinja o desmatamento ilegal zero na Amazônia”, 8% afirmam concordar parcialmente e 9% discordam da frase apresentada.

Nessa pergunta, independentemente da afirmação, o percentual dos que não concordam, nem discordam não atinge 1% das citações e dos que não sabem ou não respondem variam entre 0% e 1%.

O gráfico abaixo apresenta as frases organizadas considerando o percentual de concordância:

Percepções sobre a Amazônia entre os eleitores de Jair Bolsonaro

Comparando os resultados do total da amostra com os obtidos entre os respondentes que declararam espontaneamente ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, nota-se que os eleitores do presidente apresentam níveis de concordância similares aos dos brasileiros em geral, uma vez que não são observadas diferenças significativas entre os públicos, somente variações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, conforme demostra a tabela abaixo:

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

PERCEPÇÕES SOBRE A AMAZÔNIA

Margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Opinião pública

Sustentabilidade

Contratante

Avaaz.org

Período

14/08/2019 a 16/08/2019

Local

Brasil

Amostra

Foram realizadas 1000 entrevistas.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa
PERCEPÇÕES SOBRE A AMAZÔNIA