Notícias e Pesquisas

17 Out 2018

Nos votos válidos, Fatima Bezerra lidera a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte 8 pontos percentuais à frente de Carlos Eduardo

Governador

Senador

Presidente

Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Costa Branca sobre o segundo turno da eleição para Governador do Rio Grande do Norte, a petista Fatima Bezerra lidera com 54% dos votos válidos, distante 8 pontos percentuais (p.p.) do candidato do PDT, Carlos Eduardo, que tem 46%. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Considerando os votos totais, Fatima Bezerra tem 48% das intenções de voto, ao passo que Carlos Eduardo é mencionado por 42% dos eleitores potiguares. Ambos aparecem empatados no limite da margem de erro da pesquisa de 3 p.p. Entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 8% e os que não sabem ou não respondem, 2%.

Destaques por segmentos - Votos Totais 
As intenções de voto em Fatima Bezerra chegam a 60% entre os menos escolarizados; a 57% entre os mais jovens e a 55% entre os eleitores que residem em outros municípios que não a capital do Estado. Ainda, a petista é mais citada por aqueles que têm renda familiar mensal até 1 S.M. e por aqueles que declaram outras religiões que não a católica ou evangélica (53% em cada).

- O candidato Carlos Eduardo tem maiores intenções de voto entre os eleitores que residem em Natal (60%); entre os evangélicos (53%) e entre aqueles com renda familiar mensal acima de 2 S.M. (50%). Destaca-se, também, entre quem tem 55 anos ou mais, onde alcança 48% das citações; entre os que possuem escolaridade média e entre os que têm de 45 a 54 anos (46% das intenções de voto em cada um destes segmentos).


Presidente
No Rio Grande do Norte, Fernando Haddad, do PT, lidera a disputa presidencial com 50% dos votos, ao passo que Jair Bolsonaro (PSL) tem 38% das menções. Entrevistados que declaram intenção de voto em branco ou nulo totalizam 9% e os indecisos são 3%.


AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto no Rio Grande do Norte

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO COSTA BRANCA LTDA.

Período

14/10/2018 a 16/10/2018

Local

Brasil - RN

Amostra

foram entrevistados 812 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o protocolo Nº RN-07695/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-08202/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa