Notícias e Pesquisas

17 Out 2016

No segundo turno em Sorocaba, Crespo e Raul Marcelo estão tecnicamente empatados

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Aliança Paulista mostra o candidato democrata Crespo numericamente à frente na disputa pela prefeitura de Sorocaba com 52% dos votos válidos, enquanto Raul Marcelo (PSOL) tem 48%. Considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Quando se consideram votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Crespo tem 45% das intenções de voto e Raul Marcelo aparece com 41% das menções. Sorocabanos que declaram votar em branco ou nulo são 10% e os que não sabem ou não respondem somam 4%. O estudo foi realizado entre os dias 14 e 16 de outubro.

Destaques por segmentos
- As menções ao candidato democrata aumentam quanto menor o grau de escolaridade do eleitor. Também é possível dizer que Crespo tem intenções de voto mais expressivas entre os mais velhos.

- As intenções de voto em Raul Marcelo são maiores quanto mais jovem o eleitor. Além disso, as menções ao candidato tendem a aumentar quanto maior a instrução e a renda familiar mensal do entrevistado.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Sorocaba (JOB Nº 0562-4 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TV ALIANÇA PAULISTA S.A.

Período

14/10/2016 a 16/10/2016

Local

Brasil - Sorocaba - SP

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP- 00168/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa