Notícias e Pesquisas

07 Ago 2017

Neste momento, pesquisa aponta Kátia Abreu e Amastha como favoritos na disputa pelo governo do Tocantins

Entre os dias 28 e 31 de julho, o IBOPE Inteligência realizou, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Palmas, uma pesquisa de intenção de voto entre os eleitores do estado do Tocantins sobre as eleições que ocorrerão no próximo ano. Neste momento, a pesquisa testou dois possíveis cenários políticos para o governo do estado, uma vez que ainda não existe definição formal sobre as candidaturas.

No primeiro cenário, Katia Abreu (PMDB) aparece em vantagem numérica com 27% das menções, enquanto Amastha (PSB) obtém 23%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados na liderança. Em outro patamar, estão Vicentinho Alves (PR) com 13% das citações, Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS) com 5% cada. Os votos brancos e nulos somam 18% e os indecisos representam 8% da amostra.

Pergunta: Se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%)

 

No segundo cenário testado, no qual a senadora Kátia Abreu é substituída pelo atual governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), Amastha assume a liderança com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente Vicentinho Alves com 17% e Marcelo Miranda com 15% das menções. Em outro patamar, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse apresentam 6% das intenções de voto cada. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para governador é de 20%, enquanto 10% dos eleitores declaram-se indecisos.

Pergunta: E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%)

 

Senador
O IBOPE Inteligência testou também um possível cenário político para o Senado, já que neste momento não há nomes formalmente oficializados para o cargo. 

Para os dois cargos de senador pelo estado do Tocantins em disputa na próxima eleição, somando-se as duas menções, o candidato Amastha (PSB) lidera com 27% das intenções de voto. Se a eleição fosse neste momento, não seria possível apontar quem ocuparia a segunda vaga, pois a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais (p.p.). Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada, Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada, Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, Cesar Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataíde Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações. Aqueles que citam apenas um candidato totalizam 8%, 11% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e os indecisos somam 5% dos eleitores.

Pergunta: Lembrando que neste ano, o Tocantins elegerá dois senadores, se a eleição para Senador pelo Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (1º + 2º lugares)

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Potencial de voto para os cargos de governador e senador do Tocantins

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por a ACIPA - Associação Comercial e Industrial de Palmas.

Período

28/07/2017 a 31/07/2017

Local

Brasil - TO

Amostra

foram entrevistados 812 eleitores

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Relatório de tabelas

COMENTÁRIOS