Notícias e Pesquisas

10 Out 2016

Nelson Marchezan Junior começa o segundo turno em Porto Alegre na liderança

O IBOPE Inteligência realizou a primeira pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno para a prefeitura de Porto Alegre, a pedido do Grupo RBS. O resultado aponta o candidato Nelson Marchezan Junior (PSDB) à frente com 58% dos votos válidos contra 42% de Sebastião Melo (PMDB).

Considerando votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Marchezan tem 45% das intenções de voto, enquanto Melo tem 33% das menções. Os respondentes que têm a intenção de votar em branco ou nulo são 18% e 4% declaram-se indecisos. A pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 09 de outubro. 

Destaques por segmentos

As intenções de voto em Nelson Marchezan Junior crescem quanto maior é a renda familiar do entrevistado; também se destaca nos eleitores com faixa de idade entre 25 e 34 anos.   

Sebastião Melo tem mais simpatizantes com idade entre 45 e 54 anos e também no grupo de eleitores com Ensino Fundamental. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Porto Alegre

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por RBS Participações S.A & RBS Zero Hora Editora Jornalística S.A

Período

07/10/2016 a 09/10/2016

Local

Brasil - Porto Alegre - RS

Amostra

: foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o protocolo Nº RS-03970/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa