Notícias e Pesquisas

26 Set 2018

Medidas na área de mobilidade são aprovadas por paulistanos

De acordo com os resultados da pesquisa “Mobilidade Urbana na Cidade” divulgados na terça-feira (18/9), em São Paulo, 84% dos moradores da capital paulista se dizem favoráveis à construção e ampliação de corredores e faixas exclusivas de ônibus. Somente 10% são contra e 5% não sabem ou não responderam.

Realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo, a pesquisa mostra que a construção e ampliação de ciclovias e ciclofaixas têm o apoio de 78% dos pesquisados, sete pontos percentuais acima do verificado na pesquisa do ano passado. Atualmente, apenas 16% se posicionam contra essa medida. 

Outra iniciativa bastante criticada quando foi colocada em prática, a abertura de ruas e avenidas, como a Paulista, exclusivamente para pedestres e ciclistas, hoje, é aprovada por 76% da população. O índice de reprovação também neste caso é de 16%. 

Pela primeira vez foi incluída na pesquisa uma pergunta sobre a redução das velocidades praticadas nas ruas e avenidas da cidade – nos levantamentos anteriores a questão focava apenas nas marginais Tietê e Pinheiros. Resultado: 51% dos pesquisados se dizem favoráveis à medida, enquanto 37% são contra e 12% não sabem ou não responderam.

Segundo Patrícia Pavanelli, diretora de opinião pública, política e comunicação do IBOPE Inteligência, um dos “aprendizados” da pesquisa é que, ainda que se mantenha como opção de transporte da maioria dos paulistanos, o transporte público de São Paulo parece estar sendo enfraquecido, sobretudo pela percepção de perda de qualidade da estrutura dos ônibus municipais. “Isso abre espaço para as alternativas individuais, como o carro de passeio e o transporte particular, como o táxi e por meio de aplicativos”, avaliou. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na cidade

Margem de erro

O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Tema

Automóveis

Opinião pública

Transporte

Contratante

REDE NOSSA SÃO PAULO

Período

15/08/2018 a 03/09/2018

Local

Brasil

Amostra

800 entrevistas.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa