Notícias e Pesquisas

16 Set 2016

Marcus Alexandre amplia vantagem na disputa pela prefeitura de Rio Branco e está 35 pontos percentuais à frente de Eliane Sinhasique

A segunda pesquisa de intenção de voto sobre a sucessão municipal em Rio Branco, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Rede Amazônica, mostra o petista Marcus Alexandre na liderança isolada com 62% das menções (eram 57% na pesquisa de agosto). Eliane Sinhasique (PMDB) permanece na segunda colocação, mencionada por 27% dos eleitores (ante 28% em agosto). Os candidatos Vaz (PR) e Carlos Gomes (REDE) têm 3% e 2% das intenções de voto cada (na pesquisa anterior tinham 4% e 1%, respectivamente). Os eleitores que declaram intenção de votar em branco ou nulo passam de 5% para 4% e os indecisos de 5% para 2% na pesquisa atual. O levantamento aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro.

Levando em conta que Marcus Alexandre tem mais da metade das intenções de voto, ele seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Destaques por segmentos
Na comparação entre as duas pesquisas, as menções a Marcus Alexandre crescem 10 p.p. entre os que têm 45 anos ou mais (de 53% para 63%) e entre os mais escolarizados (de 56% para 66%). Além disso, aumentam de 53% para 62% entre os que têm o ensino fundamental.

Na atual rodada as intenções de voto em Eliane Sinhasique aumentam entre os mais jovens (7p.p). No entanto, decrescem entre aqueles com idade de 25 a 34 anos e entre os que têm o ensino superior (8p.p. em cada um)

Os demais candidatos não apresentam diferenças significativas nas intenções de voto entre os diversos segmentos analisados nas duas pesquisas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Rio Branco (JOB Nº 16-0559-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.

Período

11/09/2016 a 14/09/2016

Local

Brasil - Rio Branco - AC

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o protocolo Nº AC-00758/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa