Notícias e Pesquisas

05 Set 2016

Mantendo ampla vantagem, ACM Neto se reelegeria se as eleições fossem hoje

Na segunda rodada de pesquisa de intenção de voto realizada em Salvador pelo IBOPE Inteligência, sob encomenda da TV Bahia, o atual prefeito ACM Neto (DEM) mantém-se na liderança isolada com 68% das menções – exatamente o mesmo percentual observado na primeira pesquisa divulgada em 22 de agosto. Os demais candidatos também seguem estáveis em suas intenções de voto: Alice Portugal (PCdoB), que tinha 8%, alcança 10%, o pedetista Pastor Sargento Isidório tem 7% (eram 6%), Da Luz (PRTB) vai de 1% para 2% das citações. O candidato Fábio Nogueira (PSOL) não alcança 1% das menções (tinha 1% na rodada anterior), assim como Célia Sacramento (PPL) e Claudio Silva (PP) que seguem sem atingir 1% das intenções de voto. Os soteropolitanos que declaram votar em branco oscilam de 13% para 9% e aqueles que não sabem ou preferem não opinar variam de 3% para 4% nesta rodada.

Considerando que ACM Neto tem 68% das citações, frente aos 32% que representam a soma das intenções de voto dos demais candidatos, dos que declaram votar em branco ou anular o voto e dos que não sabem ou não respondem, hoje o cenário apresenta a possibilidade de as eleições em Salvador terminarem ainda no primeiro turno com a reeleição do atual prefeito.

Destaques por segmentos
As intenções de voto em ACM Neto seguem expressivas entre os jovens: alcança 75% das intenções de voto tanto entre os respondentes que têm de 16 a 24 anos e entre os que têm de 25 a 34 anos.

Alice Portugal deixa de se destacar entre aqueles que têm ensino superior, segmento em que as intenções de voto se estabilizam. A candidata passa a ter menções expressivas no grupo daqueles com maior renda familiar mensal: eram 11% e agora alcançam 16%.

Os demais candidatos não apresentam variações significativas entre as rodadas de pesquisa, levando em conta os segmentos analisados.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Salvador (JOB Nº 0564-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO BAHIA S.A.

Período

02/09/2016 a 04/09/2016

Local

Brasil - Salvador - BA

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob o protocolo Nº BA-08025/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa