Notícias e Pesquisas

03 Out 2017

Maioria dos brasileiros avalia positivamente instituições do Sistema S

Pesquisa do IBOPE Inteligência realizada em julho de 2017, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o Sesi e o Senai são vistos de maneira positiva pela população brasileira.

O Senai apresenta a melhor avaliação entre as entidades do Sistema S avaliadas. Entre os entrevistados que conhecem a instituição pelo menos de ouvir falar, 77% a avaliam como ótima ou boa (29% como ótima). Esse percentual chega a 72% no caso do Senac e a 69% no caso do Sebrae. Já o Sesi é avaliado como ótimo ou bom por 68% dos entrevistados que o conhecem ao menos de ouvir falar, sendo que 21% o avaliam como ótimo.

Considerando somente aqueles que declaram conhecer bem o Sesi, 44% o avaliam como ótimo, enquanto 89% o avaliam positivamente (soma das respostas ótima ou boa).

Conhecimento
A maioria dos brasileiros (oito em cada dez) conhece o Senai e o Sesi ao menos de ouvir falar. Apenas 14% afirmam nunca ter ouvido falar no Senai e 20% declaram nunca ter ouvido falar no Sesi.

Entre as instituições do Sistema S avaliadas, Senai, Senac e Sebrae são as mais conhecidas pela população brasileira. sendo que 86% da população ao menos conhece de ouvir falar (soma das respostas conhece bem, conhece mais ou menos e só de ouvir falar).

Senac e Sebrae apresentam grau de conhecimento similar. Entre os entrevistados, 28% e 27%, respectivamente, conhecem bem essas instituições, enquanto 84% e 88% conhecem de pelo menos ouvir falar. O Sesi é conhecido, de ao menos ouvir falar, por 80% dos entrevistados, sendo que 20% afirmam conhecê-lo bem.

O conhecimento tanto do Senai como do Sesi é maior entre os entrevistados que trabalham na indústria de transformação. Nesse grupo, 44% afirmam conhecer bem o Senai, percentual superior aos 31% verificados na média da população, e apenas 9% nunca ouviram falar, percentual menor que os 14% verificados no total da amostra.

A mesma tendência é observada em relação ao Sesi. A instituição é bem conhecida por 25% dos trabalhadores da indústria de transformação, contra 20% na média da população, e completamente desconhecida por 15% dos trabalhadores da indústria de transformação, contra 20% considerando todos os entrevistados.

O conhecimento das instituições é maior quanto maior o município de moradia dos respondentes. Enquanto 43% dos brasileiros que moram em municípios com até 50 mil habitantes afirmam conhecer bem ou mais ou menos o Senai, 70% daqueles que moram em municípios com mais de 500 mil habitantes fazem tal declaração.

O mesmo movimento é observado em relação ao Sesi. Entre os que moram em municípios com até 50 mil habitantes, 36% afirmam que conhecem bem ou mais ou menos a instituição, percentual que atinge 61% entre os que moram em municípios com mais de 500 mil habitantes.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

SENAI E SESI:IMPRESSÕES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

CNI

Opinião pública

Contratante

CNI - Confederação Nacional da Indústria

Período

13/07/2017 a 16/07/2017

Local

Brasil

Amostra

2000 pessoas de 16 anos ou mais, em 125 municípios

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Avaliação do Sistema S
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS