Notícias e Pesquisas

23 Ago 2016

Luciana Genro e Raul Pont aparecem tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de Porto Alegre

A pedido do Grupo RBS, o IBOPE Inteligência realizou entre os dias 18 e 21 de agosto a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. A candidata Luciana Genro do PSOL tem 23% das menções, seguida por Raul Pont (PT), com 18%; os dois candidatos estão tecnicamente empatados, uma vez que a diferença entre eles está dentro da margem de erro da pesquisa. Em seguida aparecem o peessedebista Nelson Marchezan Junior com 12% e Sebastião Melo (PMDB), com 10%. Em outro patamar estão João Rodrigues (PMN), Julio Flores (PSTU) e Maurício (PTB), com 3% cada e Marcello Chiodo, do PV, que tem 2% das citações. Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 15% e os que não sabem ou não respondem, 10%.

Destaques por segmentos
- As intenções de voto em Luciana Genro são maiores entre os mais jovens (16 a 24 anos) e entre as mulheres (25%, contra 20% entre os homens).

Raul Pont tem maior destaque entre os que têm até o ensino fundamental.

As menções a Nelson Marchezan Junior crescem quanto maior a idade dos entrevistados: tem 4% entre os de 16 a 24 anos e chega a 22% entre aqueles que têm 55 anos ou mais.

As intenções de voto em Sebastião Melo e nos demais candidatos distribuem-se de forma homogênea nos diferentes segmentos. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Porto Alegre (JOB Nº 16-0554-1| 2016)

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por RBS Participações S.A & RBS Zero Hora Editora Jornalística S.A

Período

18/08/2016 a 21/08/2016

Local

Brasil - Porto Alegre - RS

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o protocolo Nº RS - 09253/2016

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa