Notícias e Pesquisas

27 Out 2016

Kalil e João Leite continuam empatados tecnicamente no segundo turno em Belo Horizonte

A nova pesquisa realizada no segundo turno pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a TV Globo, sobre a intenção de voto para prefeito de Belo Horizonte aponta que os candidatos continuam empatados tecnicamente (considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais). Neste momento, Kalil (PHS) tem 52% dos votos válidos e Joã Leite (PSDB) tem 48%.

Quando se consideram votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Kalil oscila 2 pontos percentuais para baixo e tem 39% das intenções de voto, enquanto João Leite é citado por 36% dos eleitores (eram 35% na rodada anterior). Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 20% (eram 18% no estudo anterior) e, 5% declaram-se indecisos (eram 6%). As entrevistas foram realizadas entre os dias 24 e 26 de outubro.

 

Destaques por segmentos
- Kalil continua mais citado entre os homens (47%) do que entre as mulheres (32%). Comparando-se com a pesquisa anterior, as intenções de voto no candidato do PHS crescem mais significativamente entre eleitores menos instruídos (12 p.p.) e entre aqueles cuja renda mensal familiar é de até 1 salário mínimo (8 p.p.). Em contrapartida, as menções ao candidato caem nos segmentos em que antes obtinha destaque, como os mais escolarizados (-9 p.p.), os que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos (-12 p.p.) e os eleitores com idade de 35 a 44 anos (-10 p.p.).

Em relação a João Leite observa-se o inverso: nesta rodada as intenções de voto no candidato passam a ser mais expressivas entre eleitores mais instruídos e aqueles com maior renda familiar, segmentos em que cresce 12 e 11 p.p., respectivamente. Por outro lado, o peessedebista chega a cair 15 p.p. entre os que possuem renda familiar de até 1 salário mínimo. Além disso, continua sendo mais citado pelas mulheres (41%) do que pelos homens (31%).

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Belo Horizonte (JOB Nº 0572-7 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A

Período

24/10/2016 a 26/10/2016

Local

Brasil - Belo Horizonte - MG

Amostra

foram entrevistados 1.001 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o protocolo Nº MG-02594/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa