Notícias e Pesquisas

20 Ago 2018

Helder inicia a disputa pelo governo do Pará na liderança isolada

A primeira pesquisa de intenção de voto realizada no Estado de Pará, pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Liberal, aponta Helder (MDB) na liderança com 43% das intenções de voto. Em outro patamar encontram-se Paulo Rocha (PT) e Marcio Miranda (DEM), sendo citados por 13% e 11% dos eleitores, respectivamente.  Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) obtêm 3% das menções, cada um. Aqueles que apresentam intenção de votar em branco ou anular seu voto são 17%, enquanto os que não sabem ou não opinam somam 10%. O levantamento foi realizado antes do prazo final de oficialização de candidaturas e nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos foi apresentado ao entrevistado.

Destaques por segmentos
- As intenções de voto em Helder são mais expressivas entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, onde atinge 50%. O emedebista é mencionado por 47% daqueles cuja renda familiar é superior a 2 salários mínimos (SM). Ademais, é mais forte entre os homens (47% - entre as mulheres obtém 39%).

- Paulo Rocha é mais citado entre eleitores de 25 a 34 anos (17%), enquanto Marcio Miranda destaca-se entre os que têm entre 35 e 44 anos (15%). Este também atinge 15% das intenções de voto entre os que possuem renda familiar maior que 2 SM.

- Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Senador
O IBOPE Inteligência também questionou em quais candidatos votariam para representar o Pará no Senado Federal e, somando-se as duas menções, Jader Barbalho (MDB) tem 29% das intenções de voto, seguido por Mário Couto (PP) que é citado por 20% do eleitorado. Em outro patamar, o petista Zé Geraldo obtém 13% das menções, enquanto o peessedebista Flexa Ribeiro e o candidato pelo PSC, Zequinha Marinho, têm 11%, cada um. Ursula Vidal (PSOL), por sua vez, é citada por 10% dos eleitores e Sidney Rosa (PSB) por 9%. Coronel Osmar Nascimento (PDT) aparece com 7% das citações, ao passo que o Professor Gerson Dourao (PCdoB) e Wlad (SOLIDARIEDADE) são citados por 6% dos entrevistados, cada. Já as intenções de voto nos demais candidatos (Benedita do Amaral, do PSTU, Anivaldo Vale, do PR, Jarbas Vasconcelos, do PV, Ibanês Taveira da Silva, do PTC, Xaropinho do Povo, do PPL e Bogo, do PRP) variam em até 4% cada. Eleitores que têm intenção de votar em branco ou nulo são 34%, dos quais 15% da primeira vaga e 19% da segunda. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar totalizam 32%.

O candidato Prado Sá (PSB) não consta neste levantamento pois, no momento do registro da pesquisa, não havia informações suficientes sobre a oficialização de sua candidatura. 

Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado. Considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, a soma dos percentuais nesta pergunta atinge 200%, uma vez que as pessoas entrevistadas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

O IBOPE Inteligência testou dois cenários de intenção de voto para presidente. Na primeira simulação, que considera Lula como candidato do PT, o ex-presidente aparece com 42% das intenções de voto. Jair Bolsonaro, do PSL é citado por 18% do eleitorado paraense, enquanto Marina Silva (REDE) tem 11% das menções. Ciro Gomes (PDT) surge com 6% das citações, ao passo que Geraldo Alckmin (PSDB) é mencionado por 5% dos eleitores. Alvaro Dias (PODE) tem 2% das respostas. Já os candidatos, Cabo Daciolo (PATRI), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (NOVO), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) possuem 1% das intenções de voto, cada um. Neste cenário, Eymael (DC) não atinge 1% das menções. Neste contexto, são 6% aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem ou preferem não opinar. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

No segundo cenário, que traz Fernando Haddad como candidato pelo PT, Marina Silva aparece com 23%, empatada tecnicamente com Jair Bolsonaro que tem 21% das intenções de voto no estado. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin obtêm 11% e 8% das menções, respectivamente. Fernando Haddad por sua vez é citado por 3% dos entrevistados. Alvaro Dias e Henrique Meirelles possuem 2% das intenções de voto, cada. Os candidatos, Cabo Daciolo, Eymael, João Amoêdo, Vera e João Goulart Filho, são mencionados por 1% dos eleitores paraenses, cada um. Por fim, Guilherme Boulos não atinge 1% das menções. Totalizam 16% os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto e são 9% os indecisos. Para esta pergunta, também foi apresentado um disco aos entrevistados com o nome dos candidatos.


Outras informações da pesquisa

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto no Pará

Margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO LIBERAL LTDA.

Período

15/08/2018 a 19/08/2018

Local

Brasil - PA

Amostra

foram entrevistados 812 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

Nº PA-08797/2018 e Nº BR-05823/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa