Notícias e Pesquisas

29 Ago 2019

Fintechs: 1/4 dos internautas brasileiros já ouviu falar

Como as fintechs estão revolucionando o mercado financeiro? Esse foi o tema do primeiro IBOPE Sessions presented by Distrito que ocorreu no dia 27 de agosto, terça-feira, no hub Distrito, em São Paulo (SP).

Na ocasião, a CEO do IBOPE Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, apresentou uma pesquisa que mostra que pouco mais de ¼ dos internautas brasileiros já ouviu falar de fintech.

De acordo com o estudo, pouco menos de ¼ declara que já utilizou algum serviço oferecido por uma fintech. É interessante observar que os entrevistados com 55 anos ou mais declaram ter mais conhecimento das fintechs, mas são os que apresentam maior gap entre conhecimento e uso. Apenas 17% declaram ter usado, enquanto 30% conhecem.

Na questão do uso, conta digital (68%), cartão de crédito (66%) e pagamentos/transferências (65%) são os serviços oferecidos pelas fintechs mais utilizados. Na sequência estão, cartão de débito (48%), serviços de recarga de cartões de transporte/celular (33%), soluções para recebimento de valores (23%), entre outros.

No quesito segurança, o sentimento com esses serviços fica dividido: 44% só usam/usariam serviços básicos dessas empresas e não fariam nenhuma transação que possa envolver muito dinheiro. Por outro lado, 43% contratariam os produtos e serviços dessas empresas sem nenhum medo. Há também 12% que não contratariam nenhum produto ou serviço dessas empresas, pois não passam segurança nenhuma.

Os internautas percebem como vantagens desses serviços sobretudo o fato de oferecerem mais oportunidades de produtos e serviços acessíveis, menos burocracia para solicitar produtos e serviços e a possibilidade de resolver tudo de forma online. No sentido contrário, as principais desvantagens, de acordo com os entrevistados, são falta de contato humano na hora de resolver algum problema ou tirar uma dúvida, precisar ter sempre um equipamento conectado para conseguir ter as necessidades atendidas e falta de segurança nos ambientes para fazer as transações.

Após a apresentação da pesquisa, Bruno Balduccini, advogado do Pinheiro Neto, Paulo Cezar Nascimento, diretor de conteúdo da Samsung Pay, Mario Mello, founder e CEO da fintech Scale up Advisor, e Santiago Sada, VP of Pay da Grow (Grin & Yellow) debateram o assunto.

No mês de setembro, haverá outra edição do IBOPE Sessions. Mais informações serão divulgadas em breve.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Como as fintechs estão revolucionando o mercado financeiro?

Margem de erro

-

Tema

Finanças pessoais

Internet

Mobile

Contratante

IBOPE Inteligência

Período

29/08/2019 a 29/08/2019

Local

Brasil

Amostra

-

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Como as fintechs estão revolucionando o mercado financeiro?