Notícias e Pesquisas

06 Out 2018

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo devem se enfrentar no segundo turno pelo governo do Rio Grande do Norte. No Senado, disputa pelas duas vagas está acirrada

Governador

Senador

Presidente

Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos apresentando os votos válidos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Conceito de voto válido: O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

 

Senado
Para o cargo de Senador também estamos apresentando os votos válidos, a fim de facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

O cálculo dos votos válidos exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. Além disso, uma vez que nesta eleição existem duas vagas para o Senado, a base de cálculo fica maior do que o total de pessoas entrevistadas, pois cada entrevistado pode escolher dois nomes.

 

Presidente

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto no Rio Grande do Norte

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO COSTA BRANCA LTDA.

Período

04/10/2018 a 06/10/2018

Local

Brasil - RN

Amostra

foram entrevistados 812 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o protocolo Nº RN-01962/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02615/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa