Notícias e Pesquisas

03 Out 2018

Em pesquisa realizada antes do debate, disputa pelo governo segue empatada com ligeira vantagem de João Doria sobre Paulo Skaf

Governador

Senador

Presidente

Na quinta pesquisa de intenção de voto no Estado de São Paulo, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Globo e o Estadão, o ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o candidato do MDB, Paulo Skaf, permanecem tecnicamente empatados, conforme observado desde a primeira rodada do levantamento realizada em agosto. João Doria oscila de 22% para 24% e Paulo Skaf recua de 24% na última pesquisa para 21% na atual. Em outro patamar estão Marcio França (PSB), que mantém tendência de crescimento observada nas últimas pesquisas, atinge agora 14% (tinha 12%) e Luiz Marinho, do PT, passa de 6% para 8%. Os demais candidatos registram até 3% das menções, tendo oscilado dentro da margem de erro em comparação à última pesquisa. Eleitores paulistas que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14% (eram 18% na rodada anterior), enquanto os que não sabem ou não opinam somam 11% (eram 7%). O levantamento foi realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro e foi finalizado antes da realização do debate entre os candidatos. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

Destaques por segmentos
Em relação à pesquisa passada, Paulo Skaf tem suas intenções de voto diminuídas em quase todos os segmentos. Os que apresentam quedas mais expressivas são os eleitores de 35 a 44 anos (de 26% para 20%), aqueles com ensino superior (de 30% para 25%), os que têm de 25 a 34 anos (de 29% para 24%), aqueles com renda familiar acima de 5 salários mínimos (de 29% para 24%), os homens (de 26% para 21%) e os católicos (de 24% para 19%).

- Aumentam as menções ao candidato João Doria na maioria dos segmentos analisados em relação à última pesquisa. Destacam-se os eleitores da capital (eram 18% e agora são 25%), os homens e eleitores com faixas de renda familiar acima de 5 salários mínimos (eram 22% e agora são 27%, cada segmento). O candidato também cai 4 p.p. entre aqueles com escolaridade entre 5ª e 8ª série do fundamental (passa de 27% para 23%).

- O atual governador, Marcio França, tem como destaque, em relação à pesquisa passada, a redução percentual de menções entre os eleitores com até 4ª série do ensino fundamental (de 12% para 6%) e o aumento das menções entre os eleitores de 35 a 44 anos (de 11% para 16%). 

- Comparado à última pesquisa, Luiz Marinho tem suas intenções aumentadas principalmente entre os eleitores com 55 anos ou mais (de 5% para 10%) e entre aqueles com escolaridade de 5ª a 8ª série do ensino fundamental (de 7% para 12%).

- Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira mais homogênea nos segmentos analisados.

Votos válidos
Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos apresentando os votos válidos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Conceito de voto válido: O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.


Simulações de segundo turno


Senador
Na aferição de intenções de voto para Senador pelo Estado de São Paulo, somando-se as duas menções, Eduardo Suplicy (PT), em tendência de queda desde a terceira rodada, passa de 28% das intenções de voto na pesquisa anterior para 26% na atual. Já Mara Gabrilli (PSDB), que tem suas menções em ascensão, vai de 15% na pesquisa da semana passada para 17% agora. Major Olimpio (PSL) e Mario Covas Neto (PODE) oscilam 1 ponto percentual (p.p.) cada, indo de 15% para 14% e de 13% para 14%, respectivamente. Tripoli (PSDB), também em ascensão, cresce de 10% para 13% e Maurren Maggi (PSB) vai de 9% para 10%. Os demais candidatos registram até 5% das menções, tendo oscilado dentro da margem de erro em comparação à última pesquisa. Os eleitores indecisos se mantêm em 37%, enquanto aqueles com intenção de votar em branco ou de anular o seu voto vão de 42% para 40%, das quais 17% são da primeira vaga e 23% da segunda (eram 18% e 24%, respectivamente).

Nessa pergunta, um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados e, considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, nesta pergunta a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas entrevistadas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

Presidente
O IBOPE Inteligência perguntou ainda aos eleitores em quais candidatos eles votariam para presidente. No Estado de São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) se mantém na liderança da disputa e passa de 33% das intenções de voto na pesquisa anterior para 32% na atual. Em outro patamar, Geraldo Alckmin (PSDB) vai de 14% para 16% e Fernando Haddad, do PT, cresce de 12% para 15% das menções. Ciro Gomes (PDT) recua 4 p.p., indo de 10% para 6%, João Amoêdo (NOVO) mantém os 4% obtidos na pesquisa passada e Marina Silva, da REDE, oscila de 4% para 3%. Os demais candidatos registram até 2% das menções, variando dentro da margem de erro em comparação à última pesquisa. Os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto passam e 12% para 10% e os que não sabem ou preferem não opinar totalizam 7% (contra 4% na rodada passada). Para esta pergunta, também foi apresentado um disco aos entrevistados com o nome dos candidatos.


Outras informações da pesquisa

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto em São Paulo

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A e S/A O ESTADO DE SÃO PAULO.

Período

30/09/2018 a 02/10/2018

Local

Brasil - SP

Amostra

foram entrevistados 2.002 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-08219/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-BR-07211/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa