Notícias e Pesquisas

24 Ago 2018

Eleição para governador pelo Distrito Federal começa acirrada

Primeira pesquisa de intenção de voto no Distrito Federal, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Rede Globo, mostra disputa acirrada, uma vez que Eliana Pedrosa, do PROS, aparece numericamente à frente (14%), porém tecnicamente empatada com o atual governador Rodrigo Rollemberg, do PSB (12%), Alberto Fraga, do DEM (10%) e Rogério Rosso, do PSD (8%), considerando a margem de erro da pesquisa – que é de 3 pontos percentuais (p.p.).  General Paulo Chagas (PRP) e Miragaya do PT possuem, cada um, 3% das menções. Já Ibaneis (MDB), Fátima Sousa (PSOL) e Alexandre Guerra (NOVO) são citados por 2% do eleitorado, cada, enquanto Renan Rosa (PCO) tem 1% das citações. Um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados nessa pergunta, porém Guillem (PSTU) não atinge 1% das intenções de voto. Aqueles que intentam votar em branco ou anular o voto são 31%, e os que não sabem ou não opinam a respeito somam 12%. Este levantamento foi realizado, após a oficialização das candidaturas, entre dos dias 21 a 23 de agosto.

Destaques por segmentos
As intenções de voto em Eliana Pedrosa são mais expressivas entre eleitores que têm da 5ª a 8ª série do fundamental (19%) e, considerando a renda familiar, tem 18% entre os têm de mais de 1 a 2 salários mínimos (S.M.), mesma parcela observada entre os têm de mais de 2 a 5 S.M.

- Já o atual governador, Rollemberg é mais citado entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (16%) e, assim como Eliana, destaca-se entre aqueles que têm da 5ª a 8ª série do fundamental (16%).

- Os demais candidatos são citados de forma homogênea nos segmentos analisados.


Senado
O IBOPE Inteligência também perguntou aos eleitores em quais candidatos votariam para representar o Distrito Federal no Senado e, neste contexto, somando-se as duas menções, Cristovam Buarque (PPS) têm 22% das intenções de voto, enquanto Izalci (PSDB) é citado por 17% dos entrevistados. Ambos são seguidos por Chico Leite, da REDE e Leila do Vôlei, do PSB, com 15% das citações, cada um. O petista, Wasny é mencionado por 7% dos eleitores, enquanto Fadi Faraj (PRP) obtém 5% das menções. Os demais candidatos (Paulo Roque, do NOVO; Juiz Everardo Ribeiro, do PMN; Marcelo, do PT; Fernando Marques, do SOLIDARIEDADE; Chico Sant’Anna, do PSOL; Brigadeiro Atila Maia, do PRTB; Helio Queiroz, do PP; Professora Amábile, do PR;  Danilo Matoso, do PCO; Marivaldo Pereira, do PSOL; João Pedro Ferraz, do PPL; Robson, do PSTU e Walisson Nascimento, do PTB, alcançam até 3% das intenções de voto. Os eleitores indecisos representam 42% da amostra e os que pretendem votar em branco ou nulo são 57%, dos quais 25% da primeira vaga e 32% da segunda.

A candidata Romilda Teixeira (PSDB) não consta neste levantamento pois, no momento do registro da pesquisa, não havia informações suficientes sobre a oficialização de sua candidatura.

Nessa pergunta, um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados e, considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

Presidente
O IBOPE Inteligência testou nesta pesquisa dois possíveis cenários para a eleição presidencial. No primeiro deles, em que Lula é apresentado como candidato pelo PT, Jair Bolsonaro, do PSL, aparece na liderança com 30% das intenções de voto. Em outro patamar, o ex-presidente surge com 21%. Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT) têm 10% e 7% das menções, respectivamente, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 4%. Alvaro Dias (PODE), João Amôedo (NOVO), Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (PATRI) e Guilherme Boulos (PSOL) apresentam 1% das respostas, cada um. Nesta pergunta, em que um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, Eymael (DC), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não atingem 1% das menções, cada. Neste momento, 17% declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 7% não sabem ou preferem não opinar.

Quando Fernando Haddad é apresentado como candidato petista, Jair Bolsonaro fica na liderança da disputa pela Presidência da República, sendo mencionado por 31% do eleitorado do Distrito Federal. Em outro patamar aparecem: Marina Silva com 12% das menções, Ciro Gomes com 9% e Geraldo Alckmin com 5%. Já Fernando Haddad e Alvaro Dias são citados por 3% e 2% dos entrevistados, respectivamente. As intenções de voto nos demais candidatos: Henrique Meirelles, João Amôedo, Cabo Daciolo, Vera, Guilherme Boulos e Eymael apresentam 1% das respostas, cada um. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, e João Goulart Filho não atinge 1%. Totalizam 23% aqueles que têm a intenção de votar em branco ou nulo e os que não sabem ou preferem não responder são 9%.

 

Outras informações da pesquisa


* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Intenção de voto no Distrito Federal

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Período

21/08/2018 a 23/08/2018

Local

Brasil - DF

Amostra

foram entrevistados 1204 votantes.O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal sob o protocolo Nº DF-03959/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00412/2018

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa