Notícias e Pesquisas

27 Out 2016

Disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro permanece estável, com Crivella na liderança

Em nova pesquisa no segundo turno sobre as intenções de voto para prefeito do Rio de Janeiro, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Globo, os candidatos mantêm suas intenções de voto e, portanto, Crivella (PRB) permanece na liderança da disputa com 61% dos votos válidos.Marcelo Freixo, do PSOL, tem 39%.

Quando se consideram votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Crivella recebe 46% das menções e Marcelo Freixo é citado por 29% do eleitorado. No levantamento realizado entre os dias 26 e 27 de outubro, 22% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 21% na rodada anterior) e 3% não sabem ou preferem não responder a pergunta (eram 4%).

Destaques por segmentos
- As intenções de voto em Crivella crescem mais significativamente entre os eleitores mais jovens (7 p.p.) e caem entre os eleitores de 25 a 34 anos (-9 p.p.) e aqueles cuja renda familiar é de mais de 2 a 5 salários mínimos (-7 p.p.), comparando-se com a pesquisa anterior. Além disso, observa-se que as menções ao candidato do PRB mantêm-se mais expressivas entre os eleitores que possuem de 5ª até a 8ª série do ensino fundamental (58%).

Marcelo Freixo perde espaço entre os eleitores mais jovens, de 16 até 24 anos (-8 p.p.) e também entre os que recebem mais de 1 a 2 salários (-7 p.p.),  porém cresce 7 pontos percentuais entre aqueles com renda de até 1 salário mínimo. Seu melhor desempenho é entre os eleitores com ensino superior (42%) e entre os que têm renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (44%).

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral no Rio de Janeiro (JOB Nº 0574-8 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A

Período

26/10/2016 a 27/10/2016

Local

Brasil - Rio de Janeiro - RJ

Amostra

foram entrevistados 1.204 eleitores.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-03731/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa