Notícias e Pesquisas

10 Set 2016

Crescimento de Sebastião Melo deixa a disputa pelo primeiro lugar embolada com quatro candidatos empatados

A segunda pesquisa de intenção de voto para Prefeito de Porto Alegre, realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 06 e 09 de setembro indica quatro candidatos na liderança, considerando a margem de erro que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato mais citado numericamente é Sebastião Melo (PMDB), com 22% (tinha 10% na pesquisa divulgada em 22 de agosto); Raul Pont (PT) está com 19% (eram 18%); os candidatos Luciana Genro (PSOL) e Nelson Marchezan Junior (PSDB) estão com 17% (Genro tinha 23% e Marchezan estava com 12% na primeira rodada). Em um segundo patamar, o candidato Maurício (PTB) tem 4% das intenções de voto (tinha 3%); Fabio Ostermann (PSL) está com 2% (tinha 1%);  Marcello Chiodo (PV), João Rodrigues (PMN) e Julio Flores (PSTU) foram citados por 1% cada (Chiodo tinha 2% e os outros dois, 3%). Os votos brancos e nulos oscilam de 15% para 10% e os indecisos que antes eram 10% agora são 6%.

Considerando o atual cenário eleitoral em relação ao segundo turno, a única indicação é de que ele ocorrerá, sendo incertos os candidatos que seguirão para essa fase da disputa. 

Destaques por segmentos

- A intenção de votar em Raul Pont continua sendo maior entre os eleitores que possuem Ensino Fundamental.

- As menções a Nelson Marchezan Junior continuam se destacando entre os eleitores com 55 anos ou mais de idade, mantendo os 22% da rodada anterior. Passam também a se destacar eleitores com escolaridade superior e também os com renda mensal familiar maior que 5 salários mínimos.

- Os eleitores de Luciana Genro se destacam entre os com idade entre 35 e 44 anos e entre os com ensino superior.

- As intenções de voto em Sebastião Melo e nos demais candidatos não apresentam variações significativas nos diferentes segmentos. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

PESQUISA ELEITORAL EM PORTO ALEGRE (JOB Nº 16-0554-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por RBS Participações S.A & RBS Zero Hora Editora Jornalística S.A

Período

06/09/2016 a 09/09/2016

Local

Brasil - Porto Alegre - RS

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Solicitante: pesquisa contratada por RBS Participações S.A & RBS Zero

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o protocolo Nº RS06040/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa