Notícias e Pesquisas

12 Set 2016

Carlos Eduardo cresce 13 pontos e amplia vantagem sobre os demais candidatos em Natal

Em nova rodada de pesquisa de intenção de voto realizada entre os dias 8 e 11 de setembro pelo IBOPE Inteligência/TV Cabugi, o pedetista Carlos Eduardo, que busca a reeleição, tem 53% das menções, apresentando um crescimento de 13 p.p. em relação ao último estudo realizado no município. Em um patamar inferior e com percentuais estáveis estão Kelps (SD), com 8% (tinha 7%), Marcia Maia (PSDB), que segue com 7% das intenções de voto, enquanto oscilam negativamente Fernando Mineiro (PT) com 5% (eram 7%) e o psolista Robério Paulino, que foi de 7% para 4%. O candidato Freitas Jr, da REDE, permanece com 1% das citações e Rosália Fernandes (PSTU), que apresentava 1% das intenções de voto, hoje não alcança 1%. Os entrevistados que declaram votar em branco ou nulo caem de 25% para 17% e os que não sabem ou não opinam continuam somando 5%.

Com 53% das intenções de voto e considerando os 47% correspondentes à soma das menções aos demais candidatos, dos indecisos e dos que não sabem ou não respondem, Carlos Eduardo seria reeleito prefeito de Natal já no primeiro turno, se as eleições fossem hoje.

Destaques por segmentos
- Carlos Eduardo segue se destacando entre os eleitores com renda familiar mensal de mais de 1 até 2 salários mínimos: apresenta 58% das intenções de voto neste segmento (tinha 46%, anteriormente). Além disso, é bastante citado pelos eleitores com escolaridade média e também é possível observar que apresenta uma tendência de melhora em suas intenções de voto quanto mais jovem o eleitorado.

Kelps é bastante mencionado por aqueles que têm entre 25 e 34 anos, e suas intenções de voto crescem quanto maior a escolaridade do entrevistado.

As intenções de voto em Roberio Paulino são mais expressivas entre os eleitores natalenses com ensino superior.

Levando em consideração os segmentos analisados, os demais candidatos não apresentam variações significativas entre as rodadas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Natal (JOB Nº 0566-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO CABUGI LTDA.

Período

08/09/2016 a 11/09/2016

Local

Brasil - Natal - RN

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o protocolo Nº RN-06747/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa