Notícias e Pesquisas

27 Out 2016

A três dias do segundo turno da eleição, situação é de empate técnico em São Luís

O IBOPE Inteligência realizou, em parceria com a TV Mirante, uma nova pesquisa de intenção de voto para Prefeito de São Luís para o segundo turno das eleições. De acordo com o estudo, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) tem 48% das intenções de voto, 5 pontos percentuais (p.p.) a mais que na medição anterior, e aparece agora numericamente à frente de Eduardo Braide (PMN), que obtém 44% das menções, 7 p.p. a menos que na primeira rodada. Neste momento, 5% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 4%) e 3% não sabem ou preferem não responder (1 p.p. a mais que a rodada anterior). Considerando a margem de erro da pesquisa de 3 p.p. para mais ou para menos, pode-se dizer que Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide encontram-se em situação de empate técnico. O estudo foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro.

Destaques por segmentos
- Em relação à rodada passada, Edivaldo Holanda Júnior cresce em quase todos os segmentos, sobretudo entre os eleitores de 16 a 24 anos (14 p.p.) e entre aqueles com escolaridade superior (11 p.p.). O candidato tem maior destaque entre os eleitores com renda familiar entre 2 e 5 SM (55%).

- As intenções de voto em Eduardo Braide permanecem mais expressivas entre eleitores com renda mensal familiar acima de 5 SM e aqueles com idade entre 35 e 44 anos, segmentos em que aparece à frente do atual prefeito. Entretanto, comparando com a rodada anterior, apresenta decréscimo nas intenções de voto em quase todos os segmentos, principalmente entre os mais jovens (19 p.p.). 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em São Luís (JOB Nº 0578-5 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO MIRANTE LTDA.

Período

25/10/2016 a 27/10/2016

Local

Brasil - São Luís - MA

Amostra

foram entrevistados 805 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-03448/2016

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa