Ibope inteligência
Parceria

O IBOPE Inteligência e a Defí se juntaram em uma parceria que traz ao Brasil a Inteligência Competitiva integrada às informações e ao entendimento de mercado, nos níveis micro e macro ambientais, para fazer frente às problemáticas estratégicas e/ou táticas das organizações.

A Defí é especializada em assessoria, capacitação e tecnologia para a condução de atividades de Inteligência Competitiva. As soluções da Defí visam ao gerenciamento de riscos, o aumento da assertividade da tomada de decisão, a maximização de oportunidades e o apoio ao processo de planejamento estratégico.

O IBOPE Inteligência é dedicado ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. É especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados.

Seja pragmático sem perder o foco estratégico!

Enquanto a concorrência está se tornando mais acirrada... quanto a sua empresa já investiu na aquisição ou no desenvolvimento de dashboards, no levantamento de informações mercadológicas (incluindo pesquisas) ou em outras ferramentas de gestão de conhecimento sem resultados claros?

Em contextos de mercado mutantes, cada vez mais incertos e com uma pulverização de sinais e informações, a metodologia desenvolvida pela Defí permite que as organizações tirem melhor proveito das oportunidades e se preparem adequadamente para o risco inerente a qualquer negócio, sem perder nunca o foco em seus objetivos estratégicos.

Inteligência Competitiva

Qual o Market Intelligence IQ da sua empresa?

Não existe uma tomada de decisão totalmente isenta de risco. Porém, graças à produção e ao uso de Inteligência, este grau de risco é diminuído. Profissionais tomam decisões todos os dias e podem se aproveitar de métodos e processos “inteligentes” para tornar suas decisões mais assertivas.

Para a Defí, qualquer sistema ou processo de Inteligência só termina quando a organização e o tomador de decisão tem claramente à sua frente uma opção de ação comprovadamente mais recomendável do que outras para atingir o seu objetivo ou resolver sua problemática.

Para chegar nessas opções e recomendações, o processo de Inteligência requer competências analíticas por parte de profissionais multidisciplinares da empresa, que são estimuladas, desenvolvidas e instrumentalizadas pela Defí.

Através de assessoria em projetos, assim como de seus cursos e treinamentos, a Defí ajuda a organização a estabelecer os fundamentos de uma cultura e de um sistema de Inteligência onde isso não existia ou contribui na otimização e complementação dos sistemas existentes. O segredo da Inteligência é formular as questões corretas, que não deixem sem resposta a grande pergunta do negócio: e daí?!

A parceria que a Defí e o IBOPE Inteligência estabelecem vai ao encontro da necessidade que ambas organizações observam nas suas respectivas áreas de atuação: incorporar método e foco em resultados para tomada de decisões a partir de informações e conhecimento dos mercados, assim como partir de uma base de dados relevante e eficiente sobre o mercado para alimentar o exercício de tomada de decisão.

Foco da atuação da Defí

Cada parceiro continua exercendo sua expertise de forma independente, mas facilitaremos essa integração e sinergia em benefício de nossos clientes.

Modelo Dinâmico

Metodologia de Inteligência

O Modelo Dinâmico é uma metodologia de Inteligência criada pela Defí e usada de maneira bem-sucedida por empresas de diversos portes, setores e regiões, que permite dar conta de diversas problemáticas organizacionais e de negócios, tais como:

  • lançamento de novos produtos/serviços
  • reposicionamento de marcas/produtos
  • procura de maior participação mercadológica
  • aumento de rentabilidade e faturamento
  • retenção e captação de clientes

A teoria não se aplica sempre 100% ao dia a dia, por isso a camada teórica da Inteligência, ou “Ciclo de Inteligência”, precisa ser operacionalizada. A reconhecida metodologia do Modelo Dinâmico® foi desenvolvida pela Defí para solucionar problemáticas concretas ou os chamados KITs – Key Inteligence Topics.

Metodologia do Modelo Dinâmico®

Os pontos de partida para um processo de Inteligência são

Necessidade:

Aprimorar a tomada de decisões e ações a fim de contribuir para o alcance dos objetivos da organização conforme seu plano estratégico para determinado período.

Necessidade:

Aprimorar a tomada de decisões e ações a fim de fazer frente às incertezas e mudanças micro e macro ambientais.

Necessidade:

Orientar a formulação das diretrizes e metas da organização para o próximo ciclo estratégico.

Desenvolva um radar a fim de captar sinais de incertezas e preparar a sua organização para qualquer eventualidade

Devido ao conturbado cenário atual, à hiperconcorrência e ao excesso de informação, os métodos tradicionais de análise estratégica do ambiente não são mais suficientes para orientar a tomada de decisão.

Por meio do domínio de técnicas analíticas desenvolvidas ou adaptadas pela Defí, a assessoria de Inteligência Competitiva permite a gestão de riscos e incertvezas por sua empresa, não considerando somente como sobreviver no cenário atual, mas também como encontrar oportunidades.

Incertezas incluem, entre outros:

  • movimentos da concorrência
  • possíveis falhas no fornecimento de matérias-primas
  • tendências tecnológicas internacionais
  • possíveis projetos de lei
  • evoluções cambiais
  • problemas climáticos

A abordagem da Defí para tratar de incertezas contempla a captação de sinais, o mapeamento de hipóteses, a identificação de níveis de incertezas, a determinação de probabilidade e impactos, o desenho de posturas estratégicas e o estabelecimento de correlação para a criação de um portfólio de opções de ações.

Embora os benefícios proporcionados pelas práticas de inteligência são particularmente salientes em momentos de recessão, a crise não deve ser o único motivo para a implantação dessas atividades. A prática rotineira de inteligência permite a empresa se dotar de uma margem maior de manobra para garantir o alcance de suas metas e para evitar surpresas.

Inteligencia em tempos de incertezas
Parceria

Por meio de uma abordagem “a quatro mãos”, a Defí conduz projetos de assessoria com o objetivo de favorecer a transferência de conhecimento e de garantir a aplicabilidade e a continuidade das práticas de Inteligência após a finalização do projeto. Metodologias eficazes em uso em diversas empresas fundamentam esta abordagem.

Objetivos de projetos de assessoria contemplam, entre outros:

  • O estabelecimento de um processo de Inteligência na empresa
  • A otimização das práticas de Inteligência da empresa
  • A conscientização e aculturação de públicos-chave à Inteligência
  • A formação de redes de Inteligência
  • O aprimoramento das competências analíticas do corpo técnico da empresa
  • A calibração e o desenvolvimento da coleta de informações primária/secundária
  • O coaching de projetos de Inteligência específicos
  • A criação de uma área ou comitê de Inteligência na empresa
  • A formulação de um portfolio de produtos internos de Inteligência
  • A modelagem de processo de mensuração dos resultados esperados

Reconhecendo a carência de especialistas de Inteligência Competitiva no Brasil e a importância da adoção desta prática, a Defí auxilia organizações de diferentes setores e portes a capacitar seus profissionais para atuarem como especialistas em Inteligência e para contribuírem no processo de Inteligência da empresa.

Os cursos e palestras presenciais de Armelle Decaup, fundadora da Defí, são ótimas oportunidades para atualizar e aprofundar o pensamento estratégico e o poder de tomada de decisão da sua equipe

Curso e Palestras

Sistema de Inteligência Competitiva

Saber transformar informações em Inteligência e assim garantir à empresa um fluxo contínuo de insumos que apoie a tomada de decisão executiva por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Inteligência Estratégica: Uma Maneira Mais Inteligente de Trabalhar

Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura organizacional orientada a resultados de negócio por meio da melhoria na eficácia e eficiência do trabalho dos colaboradores.

Inteligência: A Arte de Pensar

Explorar uma nova forma de pensar que permita visualizar e buscar novas oportunidades que podem levar a grandes avanços, enfatizando o caráter coletivo e colaborativo da geração de inteligência na organização.

Pensamento Estratégico

Despertar gestores e líderes sobre a importância do pensamento estratégico para aproveitar as oportunidades à frente e gerenciar riscos.

Muita Informação e Pouco Efeito: Como Transformar Informações em Resultados

O que fazer com tanta informação? Saber filtrar e analisar a informação com consciência crítica para tomar decisões mais assertivas é o propósito desta palestra.

Gestão em Tempos de Incertezas Extremas

Apresentar a abordagem de Inteligência para tratar das incertezas micro e macro ambientais a fim de tornar a organização apta a tirar proveito de oportunidades e a enfrentar riscos.

Desenvolvimento de Competências Analíticas

Explorar os aspectos técnicos e comportamentais ligados à transformação de informações em Inteligência por meio da adoção de processos analíticos pela empresa.

Análise Mercadológica

Instrumentalizar públicos de várias áreas e níveis com métodos e ferramentas visando ao entendimento do mercado.

 

 

                 Todos os cursos e palestras são ministrados por Armelle Decaup, fundadora da Defí.

Experiência de 20 anos em Inteligência Competitiva, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Marketing e Comunicação.

Professora da University of Central Florida (EUA), FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, IFA7, Internews, Palestrarte, AMCHAM, ABEP, IMS, e DMT Consulting.

Experiência internacional (América Latina, Estados Unidos e Europa) em empresas multinacionais (IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center) e em fase de internacionalização (Expand, Sawtek e Serasa).

Na Defí, empresa que fundou, atende empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicação, tecnologia, logística, bens de consumo, serviços financeiros, entre outros).

Mestrado em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo Ceram (França) e mestrado em Economia Aplicada pela UCF (University of Central Florida).

Contato